Conecte-se agora

Defensoria Pública do Estado inaugura primeira sede própria em Xapuri

Publicado

em

Com um grande número de autoridades municipais e estaduais, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) inaugurou a sua primeira sede própria no município de Xapuri na manhã desta sexta-feira (13). Além da nova estrutura, a cidade também voltou a ter a atuação de um novo defensor público permanente.

O novo prédio da Defensoria em Xapuri foi construído com recursos oriundos de emenda destinada pelo deputado Léo de Brito por meio de convênio do governo do Acre com o Ministério da Defesa. A prefeitura local procedeu a doação do terreno onde a sede foi levantada, após aprovação da Câmara de Vereadores.

A defensora pública geral do Acre, Simone Jaques de Azambuja Santiago, disse que a inauguração da nova sede da instituição em Xapuri representa um momento histórico para a cidade com a concretização de um espaço que vai oferecer, além do atendimento às pessoas mais necessitadas, conforto e valorização.

“Esse é um momento histórico, eu fico até sem palavras para descrever a emoção que nós temos hoje de inaugurar essa sede linda, que foi construída com um olhar para realizar o serviço da Defensoria e atender a população com conforto e com organização, de onde as pessoas vão sair satisfeitas e valorizadas”, disse.

O secretário de Estado da Casa Civil, Jonathan Xavier Donadoni, que representou o governador Gladson Cameli no ato de inauguração, afirmou que a entrega da nova sede da Defensoria é a realização de um sonho e resultado de um esforço do governo com a população mais carente do estado.

“Foi um esforço conjunto do estado com a bancada parlamentar, por meio do deputado Léo de Brito, hoje a gente realiza o sonho de inaugurar a nova sede da Defensoria, mostrando o compromisso do governo com a população mais carente por meio da convocação recente de novos defensores”, destacou.

Responsável por uma emenda de cerca de R$ 500 mil para a construção do prédio, o deputado Léo de Brito enfatizou que a grande maioria da população de Xapuri, assim como do restante do Acre, não pode pagar um advogado, o que justifica a importância da presença da Defensoria no município.

“O povo de Xapuri merece um atendimento jurídico especializado, a gente sabe que a maioria da população não tem condições de pagar um advogado e é nesse sentido que a gente tem feito um trabalho desde o primeiro mandato, que é o de fortalecer a Defensoria Pública do Acre”, disse o parlamentar.

Com a nomeação, no último dia 15 de março, de mais 15 defensores públicos pelo governo do estado para atuar, principalmente em cidades do interior, a Defensoria Pública do Acre reafirma o objetivo de ampliar e intensificar a prestação dos seus serviços a uma quantidade maior de municípios acreanos.

Cotidiano

Ruas vazias e chuva forte marcam momentos antes de jogo da seleção brasileira

Publicado

em

Na tarde desta segunda-feira, 5, o Brasil volta a entrar em campo pela Copa do Mundo. Desta vez, contra a Coreia do Sul pelas oitavas de final, ou seja o primeiro jogo da fase de mata-mata do mundial.

O Acre mais uma vez, assim como todo o Brasil vai parar para assistir a seleção verde e amarela.

Exemplo disso são as ruas de Rio Branco que, cerca de uma hora antes da partida, estavam completamente vazias.

Quem saiu atrasado do trabalho para assistir o jogo ainda teve que driblar a forte chuva que cai em Rio Branco.

O temor é que se repitam as imagens da última sexta-feira, 2, quando por conta de uma outra chuva forte, Rio Branco ficou com diversos pontos alagados.

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeitura fecha rua para conclusão de decoração natalina e causa engarrafamento no Centro

Publicado

em

Foto: Whidy Melo

Na manhã desta segunda-feira, 5, o trânsito no centro de Rio Branco ficou congestionado devido ao trabalho de conclusão da decoração natalina – realizado pela prefeitura de Tião Bocalom.

Para a instalação das luzes de natal na Avenida Getúlio Vargas, na altura da Praça da Revolução, o trânsito teve de ser interditado na esquina da avenida com a rua Rui Barbosa, e posteriormente na altura da Avenida Ceará.

Com os trabalhos da gestão municipal, o trânsito ficou bastante lento – causando engarrafamento na área central da capital.

Agentes da RBTrans e o Policiamento de Trânsito estiveram no local para garantir a trafegabilidade.

Continuar lendo

Cotidiano

Maioria do STF mantém decisão que rejeitou ação de Bolsonaro contra Moraes

Publicado

em

Por maioria de votos, o plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve decisão do ministro Dias Toffoli, que negou o prosseguimento da ação apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ministro Alexandre de Moraes.

Com a definição da maioria, o pedido feito pelo mandatário deve ser arquivado nos próximos dias.

Bolsonaro havia apresentado, em maio, uma a notícia-crime contra Moraes, alegando suposto abuso de autoridade por parte do ministro. Com a negativa de Toffoli, ele recorreu.

O principal argumento do presidente da República foi o de que o chamado inquérito das fake news, no qual é investigado, não se justifica.

Toffoli, responsável por determinar a abertura do inquérito em março de 2019, quando estava à frente da presidência do Supremo, disse que a notícia-crime apresentada por Bolsonaro se debruça sobre atos que já foram apreciadas e sedimentadas pelo plenário da Corte — como a própria validação da apuração, por 10 votos a 1, em 2020.

Na mesma decisão, Toffoli também determinou a retirada do sigilo do processo.

Os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Rosa Weber e André Mendonça votaram para rejeitar recurso de Bolsonaro contra decisão do ministro Dias Toffoli. O ministro Alexandre de Moraes se declarou impedido.

O único a apresentar divergência foi o ministro Nunes Marques. Para ele, compete ao Ministério Público a apreciação inicial da existência de elementos indiciários mínimos a justificar o pedido de investigação.

Continuar lendo

Cotidiano

Com Neymar recuperado, Brasil enfrenta Coreia do Sul pelas oitavas de final da Copa

Publicado

em

Contando com o retorno do atacante Neymar, o Brasil enfrenta a Coreia do Sul, a partir das 16h (horário de Brasília) desta segunda-feira (5) no Estádio 974, em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa do Catar.

O retorno do camisa 10 à seleção brasileira é uma ótima notícia, após a ausência na vitória sobre a Sérvia e na derrota para Camarões por causa de uma lesão no tornozelo direito. A confirmação da presença do atacante do PSG (França) na equipe veio após o último treino da equipe, no último domingo (4).

“Sobre o Neymar, ele vai treinar na tarde de hoje. Treinando, estará sim no jogo”, declarou Tite em entrevista coletiva antes da atividade. Como o atacante treinou bem, o retorno está certo.

Outro retorno importante confirmado pelo treinador foi Danilo, que pode ser improvisado na lateral-esquerda, posição para a qual os jogadores convocados não estão disponíveis (Alex Telles foi cortado e Alex Sandro continua se recuperando de lesão). Desta forma, a equipe titular deve ser: Alisson; Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior.

Brasil e Coreia do Sul já se enfrentaram em sete oportunidades na história, com seis vitórias brasileiras e apenas um triunfo sul-coreano. O último encontro foi uma goleada de 5 a 1 da equipe de Tite em partida amistosa disputada em junho deste ano. Mas, mesmo com prognóstico tão positivo, o zagueiro Thiago Silva afirma que espera um confronto difícil nas oitavas de final: “Nosso confronto de amanhã é muito difícil. Sabemos da qualidade da Coreia, time que joga para a frente e gosta de ter a bola. Temos que minimizar o ímpeto deles para obter a classificação. Temos que trabalhar muito para isso. O jogo passado não tem relação alguma com as oitavas de final de uma Copa do Mundo”.

A presença de Neymar é uma preocupação a mais para a Coreia do Sul, como afirmou em entrevista o técnico da equipe, o português Paulo Bento: “Seríamos hipócritas se disséssemos que seria melhor enfrentar o Brasil tendo Neymar. Porém, para ser justo e verdadeiro, prefiro que os melhores jogadores estejam presentes”. Mas o treinador afirmou, que independente da formação do Brasil, tentará fazer o melhor: “Faremos o melhor jogo possível e traçaremos a melhor estratégia para competir com uma grande equipe”.

A equipe sul-coreana chega animada à disputa após se classificar em segundo em um grupo que contava com equipes mais tradicionais como Portugal e Uruguai. Além disso, a equipe do atacante Son Heung-Min ganhou uma dose extra de motivação depois de vencer a seleção de Cristiano Ronaldo por 2 a 1 na última rodada da fase de grupos.

Japão e Croácia

A partir das 12h desta segunda, Japão e Croácia medem forças no Estádio Al Janoub, na cidade de Al Wakrah, para saber quem enfrenta o vencedor de Brasil e Coreia do Sul.

Os europeus, atuais vice-campeões mundiais, são considerados os grandes favoritos. Porém, os nipônicos chegam muito animados após vencerem na primeira fase duas seleções que já conquistaram o título da Copa do Mundo, a Espanha e a Alemanha.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.