Conecte-se agora

“Só não vai estudar quem não quer”, diz Gladson ao iniciar ano letivo em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O governador Gladson Cameli iniciou oficialmente nesta segunda-feira, 18, o ano letivo da rede escolar estadual em Cruzeiro do Sul, na Escola Cívico Militar Madre Adelgundes Beker, localizada no Bairro Miritizal, onde estudam 1.020 alunos dos ensinos fundamental e médio. Ele afirmou que o reinício das atividades presenciais nas escolas de todo o Estado depois da pandemia de Covid-19, além de representar um ganho para a educação, impulsiona negócios de várias áreas da economia acreana.

“Hoje é um recomeço. Há dois anos em 17 de março estávamos decretando a suspensão das aulas e hoje estamos aqui para recomeçar. Estamos com melhorias em todas as escolas, foram comprados mais 160 ônibus escolares e só não vai estudar quem não quiser “, pontuou, destacando que o governo está doando kits escolares e fardamento gratuitos para os 146 mil estudantes do Estado, ação implementada na gestão dele.

“No início da minha gestão, fui em uma escola e descobri que os pais pagavam pelo uniforme. Agora os alunos recebem de graça os uniformes. Também agora estamos implantando o prato extra, que reforça a merenda escolar dos alunos”, conta.

Com relação às obras em escolas, o gestor disse que apesar do planejamento feito, há casos pontuais. Ele garante que algumas empresas ganharam licitação para executar obras e que agora têm dificuldade para a execução devido à alta de preços de insumos.

“Agora é fazer ajustes e resolver os problemas para iniciar o ano letivo em todas as escolas “, concluiu ele. Em Cruzeiro do Sul há 17.933 alunos em 70 escolas da rede estadual de ensino.

Novidades do ano letivo 2022

O governo do Estado vai distribuir para os cerca de 145 mil estudantes da rede pública, kits com material escolar incluindo, pela primeira vez, os alunos do ensino médio. Outra novidade deste ano é a distribuição de garrafinhas (squeeze) e mochilas.

O Estado também vai distribuir gratuitamente o fardamento escolar, sendo que cada aluno terá direito a duas camisetas, uma calça ou uma bermuda ou mesmo um short saia, de acordo com cada etapa de ensino. Os estudantes dos colégios militares também serão contemplados. O prato extra é mais uma ação implementada em 2022, com o reforço da merenda escolar.

Na rede

Sem data para eleição de mesa diretora, atual presidente é candidato à reeleição no Juruá

Publicado

em

Em Rio Branco já está marcada para o dia 29 de setembro, próxima semana, a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal. Mas em Cruzeiro do Sul, não há ainda movimentação neste sentido.

O atual presidente, vereador Franciney Melo, do PP, diz que a eleição vai ser realizada antes do encerramento dos trabalhos legislativos do ano, mas não sabe ainda o mês e o dia da votação dos vereadores para eleger o presidente e demais membros da Mesa.

Melo, que é já foi do Partido dos Trabalhadores (PT) e agora é do PP, do governador Gladson Cameli e do prefeito Zequinha Lima, diz que é candidato à reeleição. Ele conta que por enquanto, não sabe como vai compor com os demais partidos para montar a chapa com vice presidente e secretários da Mesa. Franciney também não tem conhecimento ainda sobre o apoio do prefeito Zequinha Lima para sua reeleição.

“Não teve nenhuma conversa sobre esse apoio do prefeito ainda. Sobre a composição dos cargos, ainda não conversamos com os partidos para saber sobre esse posicionamento dos integrantes da mesa diretora”, relata.

Mesmo se tratando da cidade natal do governador Gladson Cameli e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nicolau Júnior, ambos candidatos a reeleição, o presidente da Câmara Municipal acredita que o resultado do pleito de 2 de outubro não vai influenciar a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul.

“Acredito que não pois é uma eleição independente e que diz respeito exclusivamente ao poder municipal”, pontuou. Por enquanto, não há informações sobre a existência de outro vereador que vá disputar a presidência com Franciney.

Continuar lendo

Na rede

Funcionários da educação e saúde denunciam atraso e falta de salários em Rodrigues Alves

Publicado

em

Funcionários provisórios da prefeitura de Rodrigues Alves, que atuam nas áreas de saúde e educação, procuraram o ac24horas para denunciar a falta e o atraso dos salários.

A estudante de pedagogia Gleiciane Conceição de Oliveira começou a trabalhar na Escola Municipal Maria Júlia em Rodrigues Alves em maio deste ano e conta que até agora só recebeu salário 3 vezes. Ela destaca que além do atraso, tem que tirar uma Nota de Serviço prestado de R$ 60 na prefeitura para poder receber o salário de R$ 1.200.

“Assim como eu, muita gente da educação e outros setores também recebem assim, sempre fica um mês dentro. Quando a gente faz confusão pagam um mês e já fica outro pra trás”, reclama.

Os provisórios da área da saúde, que também recebem por meio de Nota Serviço Prestado, reclamam do atraso no pagamento. “O pagamento de agosto a gente só recebeu agora dia 14 de setembro. É uma espera muito grande pelo mês trabalhado”, cita um servidor provisório, que não quer se identificar com medo de represália.

O secretário de Finanças de Rodrigues Alves, Iranilsom Nascimento, diz que não há atraso nos pagamentos dos servidores provisórios. “Isso é notícia velha, já pagamos todos semana passada. Alguns pagamos essa semana”.

Continuar lendo

Na rede

Festival do Milho de Porto Walter terá show de Marcynho Sensação, cavalgada e motocross

Publicado

em

A prefeitura de Porto Walter está concluindo a montagem da estrutura que vai abrigar a maior parte das atividades do 7 ° Festival do Milho, que será realizado de sexta-feira à domingo, 23 a 25. As atrações são o show do Cantor Marcynho Sensação, cavalgada, corrida de motocross, futebol e a chegada de uma comitiva pela estrada recém aberta que liga o município à Cruzeiro do Sul. Os vários tipos de alimentos feitos tendo como base o milho também deverão fazer sucesso no Festival.

O sábado, 24, é o dia D do evento com a chegada , marcada para as 16horas, da comitiva com 250 veículos que percorrerá os cerca de 85 quilômetros do ramal entre Cruzeiro do Sul e Porto Walter e a noite haverá Show do cantor Marcynho Sensação.

No dia 25, domingo, tem cavalgada, corrida de motocross e escolha do Rei e Rainha do Festival.

Continuar lendo

Na rede

Projeto Cidadão vai realizar casamento coletivo no Festival do Coco de Mâncio Lima

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 23, como parte da programação do Festival do Coco de Mâncio Lima, o Tribunal de Justiça do Acre, T.J/Ac vai realizar uma edição do Projeto Cidadão no município com casamento coletivo, emissão de documentos, atendimentos jurídico, previdenciário e social além de ações de saúde.

Todos os serviços serão disponibilizados na Escola Padre Edson de Oliveira Dantas, no Centro das 8h às 16h e o casamento de 50 casais, está marcado para as 10 horas.

O T. J vai emitir o Registro Geral – Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho, com orientações. Os atendimentos jurídicos disponibilizados incluem ações judiciais, consultas encaminhamentos e retificação de documentos. Já na área previdenciária haverá orientações, informações e consultas a benefícios.

Com relação à saúde, o T.J e parceiros garantem atendimento de odontologia, testes rápidos de sífilis, hepatites, HIV e malária, Coleta de PCCU, vacinação contra a Covid-19 e Influenza, aferição de pressão.

Na área social os serviços ofertados serão de Benefício de Prestação Continuada, BPC, PSE, Coordenadoria da Mulher, da Pessoa Idosa e Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

O Festival do Coco é realizado pela prefeitura de Mâncio Lima entre os dias 23 e 25 no Estádio Totão com apresentação dos indígenas Puyanawa, show do cantor Marcynho Sensação, festival gastronômico e escolha da Musa e Mister do evento. Pela primeira vez, entre os inscritos no concurso de beleza, há um jovem com síndrome de down, o estudante Fernando Soares, de 18 anos.

Mais de 100 empreendedores estarão no evento. Por meio de um Decreto, o prefeito Isaac Lima, proibiu a entrada de pessoas com bebidas alcoólicas. O objetivo é garantir segurança para os participantes e renda para os empreendedores do Festival.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.