Menu

Pesquisar
Close this search box.

Saúde da Mulher: Mâncio Lima intensifica ações do Março Lilás

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em alusão ao Março Lilás, mês de Conscientização e Combate ao Câncer de colo de útero, a secretaria Municipal de Saúde de Mâncio Lima, oferece às mulheres nas Unidades Básicas de Saúde, atendimento médico e odontológico, palestras educativas, exames preventivos, testes rápidos e sorteio de prêmios e cuidados com a beleza.


“O câncer de colo de útero é uma doença que tem que ser encarada com seriedade e com muita atenção. Por isso oferecemos além dos serviços de saúde, momentos de beleza às mulheres que procuram os nossos serviços como uma forma de atrai-las”, destacou Daires Leite de Souza, Coordenadora da Saúde da Mulher do município.

Anúncios


Este tipo de câncer é a quarta causa de morte de mulheres no Brasil. O câncer de colo de útero doença pode ser detectado por meio de exames de PCCU que aponta alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.


A pastora e dona de casa, Edna Oliveira, aproveitou a oportunidade para fazer o exame e cuidar da beleza.


“Fiz os testes rápidos, o exame de PCCU e estou agradecida. Quantas não tiveram esta oportunidade que estamos tendo hoje de fazer este exame tão importante e, morreram ou estão em tratamento exatamente por não terem feito o preventivo”, pontuou.


A estratégia de prevenção e diagnóstico precoce recomendada pelo Ministério da Saúde abrange a utilização de preservativos e a realização de exames de Papanicolau, a partir dos 25 anos. A secretária Municipal de Saúde, Joice Gonçalves, faz um chamamento as mulheres para as ações preventivas.


“As equipes fizeram busca ativa e educação em saúde, sensibilizando as mulheres a buscarem o serviço que é oferecido durante todo o ano e enfatizado esse mês. A prevenção é sempre o melhor remédio e as mulheres devem se informar na unidade de saúde de seu bairro e fazer o PCCU”, avisa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido