Conecte-se agora

Mais de 50 mil são atingidos pelas águas do Rio Juruá em 5 cidades

Publicado

em

Mais de 52 mil pessoas que residem em 5 municípios do Vale do Rio do Juruá sofrem os efeitos da alagação do manancial e seus afluentes. Segundo as prefeituras de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, os alagados recebem alimentos e abrigo do poder público, caso queiram .

Em Cruzeiro do Sul, cidade com 89 mil habitantes, quase a metade da população, cerca de 40 mil pessoas estão alagadas . Muitos ficaram em casa, outros foram para a residência de parentes e centenas de famílias estão em 30 escolas públicas.

Em Rodrigues Alves, 3.500 pessoas sofrem os efeitos da cheia dos Rios Juruá e do Paraná dos Mouras. A maioria das famílias não quer sair de casa ou prefere ficar perto de onde vivem e a prefeitura garantiu batelões, para o abrigo delas. Na cidade, 2 escolas acolhem as famílias.

Em Porto Walter, 7.600 pessoas de 1.900 famílias foram desalojadas pelo Rio Juruá.

Em Marechal Thaumaturgo, no Alto Rio Juruá, segundo o prefeito Izaque Pianko, a situação neste sábado já é de controle . O manancial, que desabrigou 256 pessoas , está em vazante no município . “As famílias já estão voltando para casa “, conta ele.

Mâncio Lima, a única cidade da região que não é banhada pelo Rio Juruá, também é a única que não conta com abrigo público. Os afluentes do Juruá , Rios Môa e Azul, entraram nas casas de mil pessoas e segundo a Assessoria de Comunicação, “as famílias improvisam os assoalhos na casa e outras vão para casa de parentes ou terra firme”.

O secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Carlos, esteve em Cruzeiro do Sul neste sábado, com o nível do rio Juruá marcando 14.33 metros, e disse que nunca viu nada igual em 18 anos de experiência na área. “Ainda não tinha tido essa experiência na região Amazônica desse porte. Levo do dia de hoje uma experiência para toda vida, de lição de solidariedade, de garra, de unidade, da união das pessoas, a importância de trabalharmos juntos, independente de qualquer diferença, e parabéns ao prefeito, ao governador e a toda equipe”, citou.

Anúncios

Na rede

Acreano com Covid-19 e dengue morre pouco depois de time do coração ser campeão

Publicado

em

O agricultor aposentado José Cardoso da Silva, 81 anos, conhecido como Zé Gonzaga, morreu na noite dessa quinta-feira, 25, na clínica do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, após ficar internado com infecção do novo coronavírus. Ele também estava diagnosticado com dengue e tinha outras comorbidades.

O idoso foi internado na última terça-feira. Seu neto, Caio Campos, conta que o avô era flamenguista fanático e pouco antes de morrer soube da vitória do time no Campeonato Brasileiro e ficou feliz. “Ele estava ansioso que chegasse o último jogo do Flamengo para ver ele sendo campeão. Quando o meu tio falou que o Flamengo ganhou, logo após, ele morreu. Morreu sabendo que o seu time foi campeão”, relata Caio, destacando que o avô estava aparentemente bem e tinha muita fé que ficaria curado.

“Ele era nervoso, mas tinha muita fé. Quando íamos saindo do hospital de campanha, na quarta, ele olhou para minha mãe com os olhos cheios de lágrimas e essa foi a última vez que o vi”, conta o neto emocionado, que faz um apelo às pessoas sobre a necessidade das regras sanitárias e de distanciamento.

“Vidas importam. Muitos só darão importância à prevenção, evitando aglomerações, quando a vítima for um ente querido. A covid não é brincadeira, e todos são responsáveis pela saúde dos seus familiares. As pessoas podem estar sendo os transmissores dentro da sua casa”, desabafa. Seu Zé Gonzaga deixa 11 filhos, 16 netos e 10 bisnetos.

Hospital de Campanha

A única morte registrada nas últimas 24 horas no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul foi do aposentado Zé Gonzaga. Na unidade hospitalar há um total de 83 pacientes internados, sendo 63 na clínica e 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os pacientes da UTI são de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Ipixuna (no Amazonas), Tarauacá, Santa Rosa do Purus, e Marechal Thaumaturgo. Nas últimas 24 horas foram dadas 4 altas hospitalares e feitas 2 transferência para a clínica médica.

Continuar lendo

Na rede

Cruzeiro do Sul é o primeiro município a receber recursos da Defesa Civil Nacional

Publicado

em

Cruzeiro do Sul já recebeu R$ 3,1 milhões do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, para execução das ações de assistência às famílias atingidas pela enchente do Rio Juruá e para o período pós vazante. A informação é do prefeito Zequinha Lima, que está em Brasília reunido com o secretário nacional da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

O gestor exaltou o fato de Cruzeiro do Sul ser a primeira cidade do Acre a ter os recursos liberados. Zequinha conta que durante a visita ao gabinete do secretário nacional, conseguiu adequar o projeto às reais necessidades de Cruzeiro do Sul, conseguindo a liberação mais rapidamente do recurso. “Fizemos alguns ajustes de acordo com a nossa realidade e se precisar de mais ajuda certamente iremos procurar. Vamos honrar para que esses recursos cheguem em quem realmente precisa”, pontuou o prefeito.

O secretário nacional, Coronel Alexandre Lucas, que esteve em Cruzeiro do Sul, parabenizou o empenho da gestão. “Estamos felizes por hoje liberar os recursos para as ações de assistência humanitária em Cruzeiro do Sul. Agradeço a visita do prefeito, o que possibilitou os ajustes para realmente empregar os recursos conforme a necessidade da cidade. O prefeito está de parabéns por essa atitude, e estamos à disposição”, concluiu o militar.

A enchente do Rio Juruá atingiu cerca de 40 mil pessoas . Depois de alcançar a marca histórica de 14.36 metros o manancial está com 13.74 nesta quinta feira, 25, mas as famílias que estão nos abrigos públicos só deverão voltar para casa quando o rio estiver com 11 metros.

Continuar lendo

Na rede

Cruzeiro do Sul também teve aglomeração de flamenguistas

Publicado

em

Na segunda maior cidade do Acre,  Cruzeiro do Sul, também foi grande a aglomeração e a falta de respeito às regras sanitárias e de distanciamento durante a comemoração pelo título do Flamengo no Brasileirão.

Houve carreata e em seguida uma grande concentração de pessoas na frente da Igreja Nossa Senhora da Glória, no Centro da cidade, onde havia muita gente sem máscara.

Nesta quinta-feira, 26, havia   84 pacientes com Covid-19 internados no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, dos quais 19 estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e houve também uma morte.

Continuar lendo

Na rede

PM realiza sonho de criança em aniversário no quartel

Publicado

em

O menino Arthur, que mora na periferia de Cruzeiro do Sul, comemorou o aniversário de 6 anos nesta quinta-feira, 25, com a família, no quartel da Polícia Militar do município, com direito a bolo e presente, garantidos pelo comando.

A mãe da criança, Glória Silva, escreveu uma carta ao comando do 6° Batalhão contando que não teria como fazer uma festa de aniversário para o garoto, que é grande fã da corporação e sonha em ser policial e falava em conhecer o quartel.

O comandante, tenente-coronel Evandro Bezerra, providenciou presente e bolo para Arthur, uma quantia em dinheiro e um sacolão para a família, já que os pais do aniversariante estão desempregados e a mãe, que faz tratamento de diabetes, está grávida novamente. Ele ressaltou a importância de dar atenção às crianças e mostrar a elas a importância da Polícia Militar para a sociedade.

“São momentos como esses que nos lembram o que é importante na vida. Ver o sorriso do menino Arthur só nos faz entender que estamos no caminho certo”, citou o militar.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas