Conecte-se agora

Morte de índio não é resultado da vacina CoronaVac, diz médica

Publicado

em

A médica infectologista Rita de Cassia Lima, que cuidou do indígena Fernando Katukina, durante o período em que ele ficou internado com Covid-19, afirmou que a morte do indígena não foi provocada pela vacina CoronaVac , que ele tomou no dia 19 de janeiro.

A profissional da saúde diz que por motivo de ética profissional, não pode falar sobre as doenças dele, mas cita que depois que Fernando Katukina, teve Covid-19, os outros problemas de saúde dele se agravaram. “Eu cuidei dele na enfermaria Covid do Hospital de Campanha há uns dois meses atrás e ele tinha uma saúde muito frágil. Fernando não morreu por causa da vacina. Muita gente ficou preocupada com a notícia e fez ligação entre a vacinação e a morte dele. Mas quero dizer que a vacina é segura e é o único meio de evitar a doença”, afirma

De acordo com familiares de Fernando Katukina, além de diabetes e hipertensão, ele também tinha insuficiência cardíaca congestiva . Katukina morreu em casa na terra indígena Campinas, na BR-364 na madrugada desta segunda-feira, 1.

O Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI, não se manifestou sobre a morte de Katukina. A Funai divulgou uma nota, lamentando a morte do indígena, que era liderança do povo dele.

Na rede

Jovem de 19 anos é executado com 4 tiros em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O jovem Eladio Coelho Farias, de 19 anos, foi executado com 4 tiros na frente de sua casa no bairro Jardim Primavera, em Cruzeiro do Sul, na noite desta quarta-feira, 28. Testemunhas afirmam que dois homens chegaram em uma moto azul, o chamaram pelo nome e deram o primeiro tiro na cabeça do jovem.

Há informação, ainda não confirmada pela polícia, de que Aladson tinha uma “cabeça” de droga no bolso.

O tenente Daniel, da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, conta que as guarnições fizeram buscas pela dupla criminosa, mas ninguém foi preso. “O SAMU foi acionado e tentou a reanimação mas em seguida constatou o óbito. Acionamos a perícia e o IML, que levou o corpo. O caso agora será investigado pela Polícia Civil”, afirma o militar.

Continuar lendo

Na rede

Folha dos servidores de Cruzeiro do Sul será transferida para o Banco Santander

Publicado

em

A partir de dezembro deste ano o pagamento dos servidores municipais da prefeitura de Cruzeiro do Sul será feito através do banco Santander. Visando obter maior comodidade e melhoria nos serviços bancários, a prefeitura de Cruzeiro do Sul abriu um processo licitatório através de pregão eletrônico que foi vencido pelo Banco Santander. A instituição bancária está em fase de implantação na cidade. A expectativa é de que a agência seja inaugurada entre outubro e novembro e que a partir de dezembro o pagamento já seja efetuado através do Santander.

“Para gente é uma grande perspectiva, acreditamos muito no município de Cruzeiro do Sul. Este faz parte de um projeto de expansão do banco e vamos olhar para os servidores com tarifas diferenciadas, e para os consignados com boas propostas para poder entrar no município”, disse Jhonatan Nobre, gerente regional do Banco Santander.

O Prefeito Zequinha Lima explicou que a escolha da agência ocorreu através processo licitatório, tendo o servidor como prioridade. “A gente tem que procurar melhorias para os servidores. Estamos tomando uma decisão dentro da gestão ao abrir um processo licitatório, afinal são 3 mil servidores, e queremos uma contrapartida para a sociedade, com melhores serviços. Mais uma agência bancária representa investimentos na construção e contratação de servidores. Trata-se de uma referência, uma agência internacional. Entre novembro e dezembro as contas serão transferidas”, disse o prefeito.

Continuar lendo

Na rede

Porto Walter atende mais de 600 pessoas em uma semana de programa de saúde

Publicado

em

Na 6ª edição do programa Saúde Itinerante, a prefeitura de Porto Walter garantiu 600 atendimentos à população do Rio Cruzeiro do Vale incluindo consultas médicas, dentista, vacina, pré-natal, exames, PCCU, testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis e cerca de 100 tipos de medicamentos.

Durante 7 dias, oito comunidades do Cruzeiro do Vale foram contempladas pelas ações de saúde e cidadania. O vice-prefeito Guarsônio Melo e a secretária de Saúde, Ana Flávia, acompanharam a equipe. “Nossa gestão tem um olhar diferenciado e especial para a população ribeirinha. É pelas pessoas, seja da zona urbana ou rural, que a gente acorda cedo e dorme tarde, seja acompanhando ou planejando as ações”, enfatizou Guarsônio.

O Rio Cruzeiro do Vale era a última localidade ribeirinha que faltava ser atendida pelas ações do Programa Saúde Itinerante nos 7 primeiros meses da gestão de Cézar Andrade e Guarsônio Melo.

Continuar lendo

Na rede

Colisão de motocicletas deixa dois mortos e um ferido em Rodrigues Alves

Publicado

em

Duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em um acidente entre duas motocicletas acontecido na tarde desta terça-feira, 27, na zona rural do município de Rodrigues Alves. As vítimas fatais são os pilotos das motos. O garupa de um dos veículos sofreu graves fraturas.

O acidente aconteceu na Agrovila do Muju, comunidade rural de Rodrigues Alves. Emerson Dutra morreu na hora. Já um homem identificado apenas como Chinoca  foi a óbito  dentro da ambulância do SAMU. Jeferson Paulo foi levado para o Pronto-Socorro de Cruzeiro do Sul em estado grave.

O chefe do SAMU de Cruzeiro do Sul, Cleiton Costa, diz que duas ambulâncias foram enviadas para o local do acidente, sendo uma de suporte avançado com um médico. “Um homem já estava morto e o outro morreu no caminho dentro da ambulância. O terceiro foi deixado no Pronto-Socorro e o estado é grave”, contou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas