Menu

Pesquisar
Close this search box.

Após mortes por Covid-19, prefeitos Alto Acre projetam criação de coordenação regional

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os prefeitos dos quatro municípios da regional do Alto Acre – Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil – vão se reunir emergencialmente nesta quarta-feira, 27, para definir ações conjuntas de enfrentamento à nova onda de infecções causadas pelo novo coronavírus.


Entre as medidas que serão discutidas está a criação de uma coordenação regional voltada para o problema comum. Nessa terça-feira, 26, já houve uma prévia desse encontro no gabinete do prefeito Sérgio Lopes, de Epitaciolândia, que recebeu a colega Fernanda Hassem, de Brasiléia.

Anúncios


Antes da conversa com Sérgio Lopes, a prefeita Fernanda Hassem havia participado de uma videoconferência realizada pelo Ministério Público Estadual que teve a participação de promotores de justiça, delegados, representantes da Polícia Militar e gestores dos municípios da regional.


Os quatro prefeitos pretendem definir um alinhamento de estratégias para tentar coibir o crescente número de novos casos de covid-19 na região. A informação é da Assessoria de Comunicação da prefeitura de Brasiléia, que não disse onde será realizada a reunião desta quarta-feira.


Nos últimos cinco dias, os municípios do Alto Acre voltaram a ter crescimento do número de mortes, com um registro confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em Epitaciolândia e outros dois em Xapuri e Brasiléia em que os pacientes testaram positivo para o novo coronavírus.


O ex-vereador do município de Epitaciolândia, Antonio Aquino, conhecido pela alcunha de “Kaki”, que atualmente era secretário municipal de obras, é uma das vítimas, segundo noticiou o jornal O Alto Acre. Ele morreu nesta terça-feira, 26, após ser transferido para a Rio Branco no início do mês.


Xapuri registrou nessa terça-feira, 26, um óbito com evolução muito rápida do quadro da paciente, uma idosa com comorbidades que havia dado entrada no hospital Epaminondas Jácome na noite da última segunda-feira, 25, apresentando baixa saturação de oxigênio, segundo fonte na unidade.



Pelos dados do Boletim Sesacre dessa terça-feira, 26, os municípios da regional do Alto Acre acumulam 5.352 casos de Covid-19 e 66 mortes em decorrência da doença. Esses números, no entanto, já são maiores, de acordo com os boletins divulgados pelas secretarias municipais.


Xapuri, por exemplo, já registra 2.308 casos e 16 óbitos, segundo os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Apenas nesta terça-feira foram mais 32 novas confirmações de pacientes infectados pelo coronavírus no município, que ainda tinha 9 casos aguardando resultado de análise.


Os municípios Xapuri e Assis Brasil apresentam as maiores taxas de incidência de Covid-19 no Acre por grupo de 100 habitantes, com 11,19 e 11,06, respectivamente, números que representam quase o dobro da média do estado, que é de 5,22 casos por 100 habitantes.


As fotos são do repórter Eldson Júnior, da assessoria da prefeitura de Brasiléia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido