Rocha revela que Ulysses abdicou vaga de vice de Minoru em troca de apoio para 2022

O vice-governador Werles Rocha (PSL) falou nesta segunda-feira, 14, acerca das confusões que marcaram a convenção do PSL que resultou na escolha de Celestino Bento para vice de Minoru Kinpara (PSDB) à Prefeitura de Rio Branco. Rocha afirmou que essas eleições deverão ser pautadas no bom debate de ideias e de propostas. As declarações foram dadas ao jornalista Itaan Arruda, durante o programa Gazeta Entrevista.
Rocha afirmou que Ulysses seria a escolha natural do partido para ser vice de Minoru, porém, destacou o episódio em que o Coronel perdeu a confiança dos correligionários ao lançar a sua pré-candidatura à Prefeitura de Rio Branco, após o governador Gladson Cameli (Progressistas) anunciar uma possível ida para o PSDB e a candidatura de Minoru ficar ameaçada de ser implodida.
“Nesse momento, em que o grupo político está sobre ataque [PSDB e PSL], o que esperávamos de todos, e principalmente de alguns que se colocavam como pré-candidatos a vice-prefeito pelo partido, era o apoio e infelizmente o Coronel Ulysses lançou uma pré-candidatura sem consultar ninguém. Isso gerou um mal-estar no partido e com o Minoru”, afirmou.
Em outro trecho, o vice-governador destacou que a escolha de Celestino para vice de Kinpara foi por ele ser um bom nome e um empresário bem-sucedido. Ele revelou que nos minutos finais da convenção houve um acordo entre Ulysses e Celestino para Ulysses abdicar da vaga de vice de Kinpara.“Ele [Ulysses] fechou um acordo com o próprio Celestino para ter um apoio para uma possível pré-candidatura a deputado federal pelo PSL em 2022”, afirmou.
Passado petista de Minoru
Rocha minimizou o passado petista de Minoru e destacou que até Gladson Cameli e outros integrantes que estão agora na base do governo já fizeram parte da Frente da Popular do Acre.
O vice-governador pontuou que a ida de Minoru ao PSDB se trata de uma construção de um novo projeto político, e afirmou que o argumento usado de ex-petista para desqualificar Minoru é medo dos adversários de ter que enfrentá-lo nas urnas. “Minoru nunca ocupou um cargo na gestão petista e foi eleito reitor da Universidade Federal do Acre”, pontuou.
“O MDB convidou o Minoru para disputar à prefeitura e eu soube que o próprio PSL convidou o Minoru em 2018 para disputar o governo pelo partido, mas não foram só esses, quase todos os partidos fizeram convite ao professor Minoru e hoje esquecem disso, e tentam colocar pecha de ex-petista sendo que em todos os partidos temos figuras antigas da frente popular”, encerrou.

Os prefeitos dos municípios que compõem a regional do Alto Acre – Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri – receberam durante a tarde desta terça-feira, 19, as primeiras doses da vacina CoronaVac, uma das duas autorizadas pela Anvisa para a campanha emergencial contra vírus causador da Covid-19.
O caminhão que fez o transporte do imunizante para Alto Acre deixou a primeira carga em Xapuri, onde o prefeito Ubiracy Vasconcelos se recupera da doença. No município, a vacinação será iniciada apenas na quinta-feira, 21.
De Xapuri, o caminhão seguiu para Epitaciolândia, onde foi recepcionado pelo prefeito Sérgio Lopes e comitiva.
“A vacina, no momento, representa esperança, vidas que serão poupadas através da imunização e não queremos mais perder para a Covid-19”, disse o gestor.
A primeira pessoa a ser vacinada no Alto Acre foi uma funcionária da saúde municipal de Epitaciolândia.
Em seguida, o caminhão da Sesacre partiu para o município vizinho, onde foi recepcionado pela prefeita Fernanda Hassem e funcionários da Saúde municipal.
Em Brasiléia, a primeira dose da vacina será aplicada nesta quarta-feira, 20, no posto de saúde Tufic Mizael Saady, por volta das 9 horas da manhã.
“Estamos felizes em receber essa primeira remessa de vacina contra o vírus da Covid-19, mas, quero lembrar que as pessoas não baixem a guarda nos cuidados. Ainda temos muita luta pela frente e os cuidados ainda são extremamente necessário”, destacou Fernanda Hassem.
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, esteve acompanhando o caminhão com as vacinas que partiu para o município tão logo deixou Brasiléia.
“Estamos desde segunda-feira representando a regional do Alto Acre, acompanhando a chegada da vacina e queremos agradecer ao governador pelo esforço”, disse Correia.
Com colaboração do jornal o Alto Acre, de Brasiléia.

A estudante universitária Ana Luíza Sturmer, que mora em Rio Branco, se aproximou de ser uma das participantes do Big Brother Brasil 2021, e por pouco não entrou para o grupo Pipoca deste ano. A jovem se afastou das redes sociais desde que um vídeo de divulgação do programa foi divulgado com imagens suas, o que aumentou os rumores de que ela estaria na programação deste ano.
Entretanto, assim que todos os participantes foram anunciados na noite desta terça-feira, 20, Ana Luíza se pronunciou e falou que, apesar chegar perto, não entrou no programa. “Cheguei beeeeem perto, galera! Mas, não veio aí…”, escreveu em sua conta no Twitter.
Em seguida, a jovem, que também atua como digital influencer na capital acreana, confirmou que “foi até a fase final de seleção do programa. “Fiz a cadeira elétrica, fiquei confinada 2 dias… é tudo uma loucura”, disse.
Por fim, a estudante de Língua Inglesa na Universidade Federal do Acre (Ufac), salientou que queria poder contar sobre tudo o que ocorrer nesse período, mas que ainda não sabe se pode. “Eles pedem sigilo total, na época que eu saí na chamada, pediram pra eu não falar nada e aguardar”, concluiu.

Em estrada pelo interior do Acre, o governador Gladson Cameli (Progressistas) usou as redes sociais na noite desta terça-feira, 19, para informar a população acreana que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) deu o aval para a retomada dos atendimentos de radioterapia na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital do Câncer de Rio Branco.
No vídeo, Gladson parabenizou o empenho da Secretária Estadual de Saúde (Sesacre) em obter o aval do Ministério da Ciência e Tecnologia e ressaltou que o câncer também é uma doença que mata.
“Recebemos autorização do Ministério de Ciência e Tecnologia. O aparelho está pronto e precisava-se dessa autorização. Que notícia linda. É uma doença que também mata as pessoas, que é difícil. A radioterapia vai voltar a ser realizada. Obrigado a todos os envolvidos. Vida não pode esperar. Por isso, que saúde tem que ser prioridade para os gestores”, afirmou.

Dos 40 leitos de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) destinados à Covid-19 no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia no Acre (Into), unidade referência para atendimentos, 34 estão ocupados. Isso significa que a taxa de ocupação das UTIs caiu para 85%, de acordo com a última atualização feita pelo Governo do Estado, na tarde desta terça-feira (19). Na segunda, chegou a 92,5% com a ocupação de 37 leitos.
A taxa geral de ocupação de leitos de UTI, exclusivos para pacientes com a Covid-19 no Acre, está em torno de 73,8%.
Segundo dados do boletim, foram identificados 235 pacientes internados nos estabelecimentos monitorados, dos quais 151 com teste positivo para Covid-19. Do total hospitalizado, 56 estão em UTI e 179 em leitos (clínicos, obstétricos e pediátricos).
Na região do Baixo Acre, que engloba as cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e Acrelândia, das 55 UTIs, 38 estão ocupadas, registrando uma taxa de ocupação de 69,1%. Destes, três são do Pronto Socorro, que registrou 30% de ocupação e os outros 34 são do Into, que registrou 85% de ocupação e um leito de UTI ocupado no Hospital Santa Juliana.
Outro dado que levantou preocupação no boletim foi a taxa de ocupação dos leitos obstétricos destinados às mulheres grávidas em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, dos seis disponíveis nas duas cidades, todos estão ocupados.
Já a região do Juruá, que engloba Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo, dos 10 leitos de UTI existentes, todos estão ocupados, registrando 100% de ocupação. Os leitos clínicos somam 94 e 32 estão ocupados, registrando 34% de ocupação.
Já regional do Alto Acre, que engloba as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, nove estão ocupados, num total de 18 leitos disponíveis. A regional do Alto Acre é a única que não tem leitos de UTI para a Covid-19.
-
Cotidiano
Bandidos matam bombeiro com tiro na cabeça por vítima não ter arma em casa
-
CONCURSO PÚBLICO
Edital do concurso da PF é publicado com vagas para o Acre
-
FIM DA LINHA
“Messi”, líder do B13 em Rio Branco, é morto com três tiros no Santa Inês
-
AÇÃO DA POLÍCIA
Membros do CV que mantinham família refém dentro de caminhão baú são presos
-
Notícias
Justiça Federal recebe pedido de adiamento do Enem no Acre
-
EDUCAÇÃO PROFISSONAL
Abertas inscrições para contratação de professores e consultoria em cursos EaD
-
URGENTE
Bolsonaro liga para Gladson ir a São Paulo buscar primeiro lote da vacina contra Covid-19
-
ALEX THOMAS
Jocely Abreu revela convite para ser acompanhante de luxo