Conecte-se agora

Busca por atendimentos para Covid-19 diminui em Xapuri e saúde crê em estabilização

Publicado

em

A queda na busca por atendimento na unidade de referência para Covid-19 em Xapuri – o que resultou na redução de exames em análise – e a diminuição de novos casos positivos pode indicar que a curva de contágios está se aproximando da estabilização.

É nisso que acredita o enfermeiro-coordenador da Unidade de Saúde Dr. Félix Bestene, que é centro de referência para o atendimento a casos de covid-19 no município. Segundo ele, Xapuri tem feito muitos testes e a maior parte tem tido resultado negativo.

“Temos poucos casos em análise, nenhum confirmado nas últimas 24 horas, 1 internação hospitalar e 68% de altas médicas. Com a redução na procura por atendimento esses números se mostram bastante positivos e pode ser o início de uma estabilização”, disse.

É com base nesses dados que o município se recusa a aceitar estar inserido na classificação vermelha, de emergência, do Pacto Acre sem Covid, do governo do estado. Segundo o prefeito, Ubiracy Vasconcelos, o posicionamento correto seria no nível laranja.

Ocorre que os municípios não são avaliados individualmente, como deseja o gestor municipal de Xapuri, mas por regionais. O Alto Acre, onde o município está inserido, possui duas das cinco maiores incidências de Covid-19 no estado, Assis Brasil e Brasiléia.

De acordo com Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, quase todas as regionais do estado seguem na fase vermelha, de emergência, com exceção da regional do Juruá, Tarauacá/Envira, que foi reclassificada, no último dia 6, para o nível laranja.

Voltando aos números, Xapuri teve o momento mais difícil da pandemia, até agora, na primeira quinzena do mês de junho, começando a apresentar uma redução após o dia 16/06, quando o município registrou o seu maior pico, com 26 casos em 24 horas.

Novos picos voltaram a ocorrer nos dias 23/6 (16 casos), 1/7 6 (16 casos), 6/7 6 (16 casos), 10/7 (24 casos) e 11/7 (16 casos). Nesta quinta-feira, 16/7, o município voltou a não registrar nenhum caso positivo de Covid-19 em 24 horas.

De acordo com a gerência de enfrentamento ao novo coronavírus em Xapuri, a maior parte dos picos registrados nos meses de junho e julho se deu em razão do acúmulo (represamento) de exames do município no Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen.

Segundo os dados da última atualização do Boletim Sesacre, Xapuri 328 casos confirmados de Covid-19, 159 altas, 4 óbitos e mortalidade de 1,2%. Os números diferem do Boletim Municipal, que computa 230 altas médicas e 5 óbitos registrados.

Novo decreto

Nesta sexta, 17, a prefeitura editou o Decreto Municipal nº 663/2020, proibindo o funcionamento de academias e a realização de eventos religiosos em adequação ao Decreto Estadual nº 6.206/2020 – Pacto Acre Sem Covid.

O novo decreto tem a validade de apenas 7 dias. Isso porque o prefeito pretende entrar com uma representação junto ao governo do estado pedindo a alteração dos termos do decreto que instituiu o plano estadual de retomada das atividades.

Anúncios

Cotidiano

Divórcios aumentaram 50% no Acre, no segundo semestre de 2020, diz CNB/CF

Publicado

em

Levantamento do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), entidade que reúne os Cartórios de Notas do País, aponta que o segundo semestre de 2020 registrou o maior número de dissoluções matrimoniais desde o início da prática do ato em Cartório, no ano de 2007.

Entre as unidades federativas que registraram aumento, 16 bateram o recorde histórico de divórcios no período, estando entre elas o Acre, que teve ampliação de 50% nos números de dissoluções matrimoniais no segundo semestre do ano passado, de acordo com o CNB/CF.

O dado é considerado como reflexo do longo período de convivência contínua entre casais durante a pandemia e a facilitação do processo de divórcio em Cartórios de Notas, agora também realizados pela internet pela plataforma (https://www.-enotariado.org.br).

O número total de 43.859 divórcios extrajudiciais, realizados diretamente em Cartórios de Notas, no segundo semestre de 2020 no Brasil, é 15% maior do que as 38.174 dissoluções matrimoniais ocorridas no segundo semestre de 2019.

A variação de um ano para outro é ainda 13% superior à média histórica nacional, que apontava crescimento anual de 2% nos divórcios em Cartórios desde 2010, ano em que foi introduzido o divórcio direto no Brasil (Emenda Constitucional nº 66/2010). Outubro foi o mês com maior número de divórcios desde 2007 – mais de 7,6 mil no País.

“Este ano atípico de 2020 provocou muitas mudanças, tanto na convivência entre as pessoas, como também na prestação de serviços aos cidadãos. Os Cartórios de Notas obtiveram a autorização nacional para prestarem uma série de serviços em meio eletrônico, possibilitando que os cidadãos resolvessem seus problemas, tanto pessoais como patrimoniais, sem sair de casa, contribuindo com o isolamento social e evitando que situações de má convivência permanecessem sem serem solucionadas”, explica a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Giselle Oliveira de Barros.

Continuar lendo

Cotidiano

Estado vai gastar mais de R$ 2 milhões na ampliação de Escola Técnica em Saúde

Publicado

em

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec/Dom Moacyr), realizou nesta quinta-feira, 21, a cerimônia de assinatura de ordem de serviço para a liberação de recursos para a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. O investimento corresponde ao valor de R$ 2.286.488,87 e será destinado às obras de ampliação da escola técnica, onde ocorreu a cerimônia.

A intenção é que a ampliação contemple não só o espaço físico, mas também o alcance do número de alunos beneficiados com treinamento técnico, apoio administrativo-estratégico e capacitação profissional.

“Além de gerar emprego, vamos ampliar as ações da escola para oferecer à sociedade acreana melhores condições de formação profissional nas mais diversas áreas da saúde”, disse o presidente do Ieptec, Francineudo Costa.

O instituto, por intermédio da escola, é quem oferta em todo o estado, na esfera pública, cursos técnicos de capacitação e de iniciação profissional e empresarial nas áreas de enfermagem, saúde bucal, órtese e prótese dentária, ortopédica, vigilância em saúde, análise clínica, nutrição e dietética e equipamentos biomédicos.

Seu eixo de atuação atende aos mais diversos indivíduos, instituições, corporações e empresas. Os cursos técnicos de nível médio e de formação inicial e continuada (FICs) disponibilizados na escola reúnem conhecimento teórico, prático e metodologia de inserção no mercado de trabalho.

A ordem de serviço foi assinada pelo presidente do Ieptec, Francineudo Costa, e o sócio-proprietário da empresa RM Construções, responsável pela obra, José Renato Soares. O deputado federal Alan Rick, parceiro da instituição, participou do ato enquanto testemunha.

“Estamos dando continuação a esse grande projeto de garantir cursos profissionais e tecnológicos à nossa juventude e para formação de mão de obra qualificada em nosso estado”, disse Alan Rick.

Com informações da assessoria do Ieptec.

Continuar lendo

Cotidiano

Profissionais do combate à Covid-19 são os primeiros a receber a vacina em Xapuri

Publicado

em

O início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Xapuri aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21, em ato simbólico realizado na Unidade Básica de Saúde Tia Vicência, com a presença do prefeito Ubiracy Vasconcelos e de autoridades locais.

O primeiro profissional a receber a CoronaVac no município foi o médico Erasmo dos Santos Vidal, de 49 anos de idade e 10 de profissão. Ele atua na Unidade de Referência Félix Bestene Neto desde o dia 17 de março do ano passado.

Contaminado pelo novo coronavírus em agosto de 2020, Vidal se recuperou e voltou ao enfrentamento da pandemia. Ele também atua como plantonista no hospital Epaminondas Jácome.

A técnica em enfermagem Maria Amélia da Silva Oliveira, de 56 anos de idade e 35 anos de atuação no hospital Epaminondas Jácome. Ela foi a primeira profissional de saúde da cidade de Xapuri diagnosticada com a Covid-19, em abril de 2020. Recuperada, ela voltou a atuar no hospital.

O terceiro profissional a receber a vacina foi outro médico, Alderi Cavalcante Lopes, de 48 anos de idade e 3 de profissão. Ele atuava na Unidade de Referência Félix Bestene Neto e no Hospital Regional Wildy Viana em Brasiléia.

Acometido da forma grave da Covid-19, Alderi foi internado no hospital Santa Juliana, onde permaneceu por 33 dias, sendo 8 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Depois de recuperado, passou a atuar na UBS Tia Vicência.

Durante o ato, o secretário municipal de Saúde, Wagner Menezes, agradeceu o empenho dos profissionais que há quase um ano estão enfrentando a pandemia e comemorou a chegada das primeiras doses da vacina.

Em seu discurso, o prefeito Ubiracy Vasconcelos agradeceu aos profissionais de saúde e disse que a prefeitura não tem medido esforços no combate a Covid-19. Ainda durante o ato, ele assinou um decreto que estabelece novas restrições a eventos na cidade de Xapuri.

“É um momento de muita emoção e renovação da esperança, valorizar a ciência, a vida e trabalhar para que, o mais rápido possível, estarmos com todos que compõem este primeiro grupo vacinados. Em paralelo, vamos em busca de mais vacinas com o Governo do Estado e Ministério da Saúde, que possam permitir a imunização de toda a nossa população”, disse o prefeito.

Depois do ato simbólico da abertura da vacinação, os profissionais da UBS Tia Vicência seguiram para o Centro de Referência Félix Bestene e hospital Epaminondas Jácome para dar sequência à vacinação dos profissionais de saúde.

De acordo com o diretor de Ações Básicas em Saúde do município, o enfermeiro Francisco Andrade, os idosos do Lar dos Vicentinos não começaram a ser vacinados em razão de alguns estarem com suspeita de terem contraído o vírus.

“Eles ficarão para daqui a mais alguns dias por conta dessa suspeita, então um dos critérios é não vacinar nesses casos. Nossa equipe vai lá testar todos e, posteriormente, iremos vaciná-los”, explicou o profissional.

Xapuri já tem mais de 2 mil casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus, com 16 mortes registradas como decorrência de complicações pela doença, segundo os dados mais atualizados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Em janeiro deste ano, os números da Covid-19 no município começaram a disparar novamente e a situação retornou aos patamares do momento mais difícil da pandemia, o que ocorreu entre os meses de julho e agosto do ano passado.

Continuar lendo

Cotidiano

Traficante é preso e dois menores apreendidos com droga e dinheiro no Ivete Vargas

Publicado

em

Policiais Militares da Força Tática do 1° Batalhão apreenderam mais entorpecentes na noite desta quarta-feira, 20. Durante a ação, um traficante de 22 anos foi preso e dois adolescentes foram apreendidos. A prisão e apreensões aconteceram em um beco no canal da maternidade, situado no bairro Ivete Vargas em Rio Branco.

A guarnição policial estava realizando um patrulhamento de rotina na região conhecida pelo intenso tráfico de drogas quando avistou no beco a presença dos três criminosos. Os suspeitos tentaram fugir dos policiais, mas foram abordados.

Durante vistoria na área onde os traficantes estavam os militares encontraram 74 trouxinhas de ‘merla’, 19 trouxinhas de cocaína e uma quantia de R$ 184 oriundos das vendas dos entorpecentes.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e o trio foi encaminhado juntamente com as drogas à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas