Menu

Time “Gladista” empurra Bocalom pra fora, mas quer Petecão e Marfisa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os capítulos da novela “Indefinidos” que se tornou os bastidores do Partido Progressista, partido do governador Gladson Cameli, estão cada vez mais emocionantes. Um festival de notas plantadas tomou de conta de sites e blogs tentando criar um cenário em que o chefe do Palácio Rio Branco teria aberto mão de apoiar a prefeita Socorro Neri à reeleição. Um dos informantes deste blog no palácio, o famigerado Quatro Olhos, riu das publicações e afirmou: “o ambiente dentro do PP é de desespero. O grupo liderado pelo governador começou a comer pelas beiradas e se articular. A vontade de Cameli deverá prevalecer”.


Já outro informante dedo duro, o Pulga, diz que a única preocupação da “ala camelista” dentro do PP é trazer o senador Sérgio Petecão (PSD) e sua esposa Marfisa Galvão para perto. Em resumo: eles não querem Bocalom nem pintado de ouro, mas querem ter Petecão por perto. Dizem que cada vez que Cameli ouve o nome de Bocalom a gastrite nervosa ataca o governador. Vôti!

Publicidade

Meu queridíssimo colaborado Língua de Trapo, outro fofoqueiro palaciano, foi mais ácido nas informações. Na verdade, o meu informante Camelista questionou: “quem são Bestene e Reginaldo na fila do pão?”. Eu retruquei, calma lá rapaz, você está falando de políticos “gabaritados”. Mas o “infame gladista” rebateu: “Esse pessoal fala por nota, escreve, mas na hora de ficar na frente do governador, parecem cordeirinhos. Não falam nada!”.



Com essa, fiquei pensativo… 


Deu para perceber que o “Grupo Camelista” está tão bem articulado que conseguiu esvaziar uma reunião de um suposto grupo de trabalho, criado pelo pastor Reginaldo Ferreira, presidente do PP em Rio Branco, para tratar sobre as eleições. Esse povo é perverso.


Na porta do Palácio


Estive essa semana na porta do Palácio esperando o governador. Como sempre, brincalhão, ele falou que a minha barriga não parava de crescer e passou a mão nela. Eu disse: “é menino”. Ele caiu na gargalhada.


Aproveitei o clima descontraído e perguntei para Cameli se ele ainda estava apoiando a Socorro Neri, após a longa reunião que ele teve com o PP. Ele olhou para os dois lados (viu o Bestene) e nem disse que sim e, nem disse que não. Pelo que me disse um auxiliar próximo, ele está receoso após o PT entrar com uma ação na justiça eleitoral alegando que a prefeita estaria praticando propaganda antecipada, lembrando aquele episódio do Shopping Popular.


Por falar em PT


Os três Meninos Buchudos, que volta e meia toma umas e outras comigo, afirmaram que o PT e cia está assistindo essa briga dentro do governo por causa das eleições de camarote. Petistas doentes, as criaturas afirmaram que quanto mais candidatos a base do governo lançar, melhor para o time da estrela vermelha. Eles acreditam que se tiver uns 4 ou 5 candidatos, conseguirão ir para o segundo turno.


Prosa com Bestene

Publicidade

Enquanto eu esperava o governador na porta do Palácio, encontrei com o deputado estadual José Bestene e seu assessor e braço direito Carlinho. Solicito comigo e com o fotógrafo Sérgio Vale, o parlamentar falou algumas coisas sobre a reunião do PP. Ele afirmou que “foi muito boa” e que na política “tudo pode acontecer”, mas reforçou que ele foi o primeiro a convidar Socorro Neri para o partido, mas ela teria recusado. Outra queixa dele seria como a prefeita trata seus aliados. Ele teme que isso possa ocorrer com o PP, mas que o governador Gladson já havia sido alertado por ele. Saber se essas palavras convenceram Cameli, aí já são outros 500.


Reclamou das fotos


Bestene aproveitou a prosa para reclamar das fotos dele que são disponibilizadas nas publicações do ac24horas. Ele disse na frente do fotógrafo Sérgio Vale que ele parecia “um sapo” e pediu cordialmente que escolhêssemos fotos melhores na edição. Serginho se comprometeu em fazer um book do deputado fazendo caras e bocas, de maneira positiva.


Impressão


Bestene é muito articulado e tem uma visão privilegiada por já ter passado pela administração pública no passado, tendo se destacado como secretário de saúde. Na prosa, ele afirmou se orgulhar de fazer política com famílias e amigos e que isso foi o principal fator para ele retornar a vida pública depois de mais de uma década. Fica o registro!


Enquanto isso…


O vice-governador Major Rocha (PSL) e Minoru KInpara ficam na espreita, esperando o resultado dessa guerra entre o governador e o PP. Ouvi dizer que eles estão esperando ver o que sobra dessa guerra. Os tucanos e PSListas aguardam o espólio da guerra. A perna manca que servir vira parede, a que não prestar vai para a fogueira.


Petecão Sem Covid-19


Circulou a uma informação nos bastidores que o senador Sérgio Petecão (PSD) havia sido diagnosticado com covid-19. Ele negou quando perguntei. Nesta quinta-feira, 9, o governador Gladson Cameli, de repente influenciado pela onda do disse me disse, chegou numa roda de aliados em Cruzeiro de Sul e disse: “vocês tão sabendo que o Petecão pegou Covid-19?”. Fui questionar mais uma vez o senador e afirmei que até o governador tava comentando, então ele tascou: “Praga de urubu não pega em cristão”. Só relato fatos!


Duarte firme


Conversei com o deputado Roberto Duarte (MDB) e ele me garantiu que sua pré-candidatura a prefeitura de Rio Branco continua de pé, “firme e forte” e lembrou que o MDB está aberto ao diálogo com todos os partidos. Sobre os movimentos de partidos adversários, o parlamentar acha tudo muito cedo e prematuro. “Acredito que ainda vai passar muita água por baixo dessa ponte”, disse, em tom ponderado.


Bocalom


Quietinho, cuidando de sua esposa, fico pensando o que se passa na mente de Tião Bocalom sobre os últimos acontecimentos. Se ele ficar de fora da disputa, se preparem. Bocalom é uma das figuras mais corretas que conheço na política e quando ele abrir a boca sobre o assunto, se preparem: verdades incômodas serão expostas, doa a quem doer.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido