Conecte-se agora

Coronel Paulo Cézar é o favorito para assumir o lugar de Ulysses

Publicado

em

Após o coronel Ulysses Araújo entregar a carta demissão da função de Comandante-Geral da Polícia Militar do Acre, os principais assessores do governador Gladson Cameli trabalham desde as primeiras horas desta quinta-feira, 2, para encontrar um substituto. A priori, quem assumirá a função interinamente será o subcomandante da corporação, coronel Luciano Dias Fonseca.

Nos bastidores, o ac24horas apurou que o chefe do executivo já tem nome para convidar para a missão. Trata-se do coronel Paulo César Gomes, que atualmente está reserva e quando esteve na ativa comandou o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), no governo de Sebastião Viana (PT).

O nome do coronel teria sido uma indicação do secretário de segurança, Paulo Cezar Santos, que foi aceita pelo governador. Uma reunião entre o militar e Cameli está marcada para os próximos dias.

DESMENTIDO – Ao tomar conhecimento da noticia publicada por ac24hioras, o secretário nega a informação e, diz que “nunca tratou do assunto com o governador Gladson Cameli, razão pela qual não indiquei ninguém”. Paulo Cezar pediu o registro por considerar a parte que se refere ao seu nome “como inverídica”.

 

 

Anúncios

Acre

Senador Guiomard inicia vacinação de idosos neste domingo

Publicado

em

A cidade de Senador Guiomard, no interior do Acre, começou a vacina pessoas acima de 70 anos neste domingo (28). Dezenas de pessoas começaram a chegar na praça central da cidade da cidade bem antes do horário marcado para o início da vacinação, que era às 8 da manhã de hoje.

Uma tenda foi armada para receber os funcionários da saúde, que de um por um se dirigiam aos carros obedecendo todo protocolo de segurança estabelecido pelo Ministério da Saúde. Dona Maria Helena, professora aposentada, estava ansiosa para receber a dose da vacina. Sabendo que a fila seria grande, mandou a neta na frente. A estratégia deu certo.

A vacinação foi pelo sistema drive-thru, ou seja, as pessoas não precisam sair dos carros. Uma equipe da saúde chegou cedo e distribuiu fichas para evitar que alguém desrespeitasse a ordem da fila.

A meta era aplicar 50 doses para idosos de 70 a 74 anos e 470 para idosos de 75 a 79 anos. A prefeita Rosana Gomes destacou o empenho dos trabalhadores da saúde. “A missão de servir não é para todos e o que eu vejo no grupo é determinação. Esse pessoal me orgulha muito”, disse.

A secretária de saúde, Dayana Reis disse que já esperava um grande número de pessoas atendendo ao chamado. “Fizemos uma boa divulgação porque sabemos o quanto essa vacina é importante, a expectativa era enorme por esse dia”.

Dona Maria de Lurdes, moradora antiga e bastante conhecida na cidade, disse que era um momento histórico, que estava bastante feliz e emocionada. “A vacina significa vida para todos nós, é um passo para a libertação que vamos ter, se Deus quiser”.

A vacinação vai até às 17 horas deste domingo, 28, mas quem não teve condições de ir ao local, pode ligar no número 99201-7530 para agendar uma visita e marcar a data para ser vacinado.

Continuar lendo

Acre 01

Sem médico há 20 dias em Porto Walter, mulher passa mal e morre por falta de atendimento

Publicado

em

Uma mulher chamada Ana Paula morreu na madrugada deste domingo, 28, em Porto Walter. A família relata que o falecimento se deu pela falta de médico para atendimento na cidade. O único hospital do município, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está sem médico há cerca de 20 dias.

Acompanhada do marido, Ana Paula procurou o hospital pela manhã, à tarde e à noite com muita dor e inchaço no corpo. Na primeira ida ao local, os profissionais plantonistas da unidade hospitalar ligaram para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cruzeiro do Sul e o médico, por telefone, prescreveu dipirona.

Na segunda vez, foi prescrita outra medicação, mas sem autorização de internação, e ela preferiu ir para casa. Na terceira vez, já à noite, a mulher procurou novamente o Hospital com o quadro ainda mais grave. Novamente o SAMU de Cruzeiro foi acionado e orientou os profissionais de Porto Walter a fazerem medicação, ela ficar em observação e ir para Cruzeiro do Sul no dia seguinte. Mas o marido da paciente, já sem tem o que fazer, preferiu levar a esposa para casa e a mulher morreu nesta madrugada.

A denúncia foi feita ao ac24horas pelos vereadores Rosildo Cassiano (PSD) e Biliarte (PCdoB). “O problema já foi detectado em vistoria feita pela Câmara de Vereadores. Há pelo menos 20 dias a falta de médico compromete o atendimento que deveria ser prestado para a população do município. A Sesacre é ciente da falta de médicos para atender no hospital”, cita o vereador Biliarte.

O corpo de Ana Paula será levado para sepultamento em Cruzeiro do Sul, onde vive a família dela. Outro caso que preocupa, de acordo com o vereador Rosildo Cassiano, é o de um jovem baleado que deu entrada no Hospital também no sábado, 27, e segue no local sem atendimento médico. O rapaz deverá ser levado de helicóptero via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para Cruzeiro do Sul.

“A gente vê a sensação de impotência nos profissionais que não podem fazer absolutamente nada quando chegam os pacientes procurando médico”, destaca Rosildo. A vereadora Cleide Silva (MDB), cita que no Hospital de Porto Walter não é feito exame de Raio- X. “É lamentável a situação das pessoas terem que ir para Cruzeiro do Sul fazer um exame de Raio-X”, conta.

Porto Walter tem uma população de 12.241 habitantes e conta com apenas uma médica contratada pela prefeitura do município que atua exclusivamente por meio do programa Mais Médico. Os profissionais que atuam pelo Programa só podem atender nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) já que não têm o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

O que diz Sesacre

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da direção regional do Juruá, informa que vai apurar os fatos com relação ao óbito da paciente para os devidos esclarecimentos.

Diz que o Estado também solicitou ajuda ao Ministério da Saúde para disponibilizar mais médicos para regional do Juruá, principalmente para os municípios isolados. Para Porto Walter foram solicitados quatro profissionais médicos para atender a demanda.

Continuar lendo

Destaque 4

Banco do Brasil é arrombado no interior do Acre, mas polícia impede furto de dinheiro

Publicado

em

Câmeras de segurança conseguiram flagrar o exato momento em que dois criminosos tentavam roubar uma agência do Banco do Brasil na cidade de Mâncio Lima, interior do Acre, na noite desse sábado (27). Os assaltantes conseguiram arrombar a agência, mas não conseguiram levar o dinheiro por conta da ação rápida da Polícia Militar.

A gerência da unidade confirmou que nenhum valor em dinheiro foi levado. Segundo o comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Evandro Bezerra, o gerente viu a ação dos criminosos pelas câmeras e acionou a PM.

“Nossa equipe foi para o local e os criminosos fugiram, frustrando o furto. Segundo o gerente do Banco do Brasil, não levaram nada. Ainda estamos em buscas na região”, conta o militar.

A câmera de segurança da agência mostra que os ladrões entraram no local pouco antes da meia-noite usando máscaras e bonés.

Continuar lendo

Cotidiano

Acusado de sequestrar, matar e pertencer à facção criminosa é preso no Juruá

Publicado

em

Ocivaldo Souza, mais conhecido como ‘Pissica’, foi preso na manhã deste domingo, 28, no bairro Sabueiro, em Cruzeiro do Sul, por agentes da Polícia Civil. Ele é acusado de um sequestro seguido de morte, um homicídio, tráfico de drogas e organização criminosa praticados em Mâncio Lima.

Ele comandou o sequestro e homicídio de um homem conhecido por Dida no ano passado e do assassinato de outro, de apelido Ximba. Logo depois dos crimes, Ocivaldo havia fugido para a cidade de Guajará, no Amazonas. Uma investigação das polícias de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul apontavam que o homem sempre visitava parentes em Cruzeiro do Sul e hoje acabou preso.

O delegado José Obetânio conta que Pissica sempre agia com os comparsas Vinicius, Diego, Acassias e duas mulheres. Todos do grupo já haviam sido presos, sendo que o último, Ocivaldo, também já está em poder da polícia. Ele seguirá ainda hoje para o Complexo Penitenciário Manoel Neri.

“Logo depois dos crimes eu representei pela prisão dele e com a parceria entre as delegacias de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Guajará, prendemos o Pissica. Eles estavam instalando o cangaço em Mâncio Lima e nós prendemos todo o bando”, contou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas