Conecte-se agora

Prefeitura de Cruzeiro do Sul não renova contrato com a CBCN

Publicado

em

A Organização Não governamental Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento – CBCN , que recolhia o lixo de Cruzeiro do Sul e também atuava na pavimentação, não teve seu contrato renovado pela prefeitura da cidade, o que pôs fim à pareceria de um ano e meio.

O diretor da ONG, Jocélio Araújo, diz que a prefeitura nunca deixou de pagar, mas sempre com atrasos que atrapalharam o cumprimento de metas e pagamento dos colaboradores em dia . “A prefeitura cumpriu com todos os repasses, mas não no tempo certo O que dificulta o batimento das metas”.

O diretor da ONG também relata as dificuldades do trabalho. “Fazemos a remoção do entulho e na outra semana está tudo de novo”.As pessoas continuam jogando lixo nas ruas, e nós já podíamos estar gastando bem menos com coleta não fossem esses hábitos “.

400 colaboradores foram demitidos e segundo o diretor alguns pediram demissão. Jocélio afirmou que o salário de dezembro e o décimo serão pagos entre o dia 2 e 3 de janeiro. Já a multa e rescisão devem ser paga até o dia 13 de janeiro.

Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura informou que alguns colaboradores da CBCN vão para a secretaria de Obras do Município. Mas a propriedade é o chamamento dos aprovados no Concurso Público realizado há duas semanas pela prefeitura . ” Os primeiros a serem chamados para o serviço de recolhimento de lixo e demais que eram da CBCN, serão os aprovados no Concurso Público e o restante das vagas fica com o pessoal que estava na ONG. Agradecemos pelo trabalho prestado nesse período mas vamos tocar os serviços com nosso próprio pessoal “, explica Paulo de Sá.

O funcionário Thiago Messias, um dos demitidos, teme pelo não recebimento de direitos como multa e rescisão de contrato.

“Quem foi demitido, vai receber entre o dia 12 ou 13. Então, a gente conta com a palavra do prefeito Ilderlei Cordeiro, de repassar esse recurso para a CBCN” , cita.

Na rede

Autônomo tem carro e casa incendiados por criminosos em Cruzeiro do Sul 

Publicado

em

O autônomo Admilson Santos teve sua residência e o carro incendiados na madrugada deste domingo, 20, em Cruzeiro do Sul. Por sorte, ninguém ficou ferido e a Polícia Civil irá investigar o fato.

Na casa, localizada no bairro Cumaru, não havia ninguém no momento do incidente. O carro do autônomo foi incendiado próximo ao porto do município, no bairro Remanso. Os dois bens foram destruídos pelas chamas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, mas o fogo já havia consumido toda a casa.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, ainda não há informações sobre os autores dos incêndios, nem as causas e se há ligação com facções criminosas.

Continuar lendo

Na rede

Ato contra Bolsonaro reúne poucas pessoas em Cruzeiro do Sul e deputado ironiza: “Poucos gatos pingados”

Publicado

em

Dezenas de pessoas saíram às ruas na manhã deste sábado (19) em Cruzeiro do Sul, em protesto contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e em defesa da vacinação contra a Covid-19. Os atos são pacíficos e ocorrem em todo o país.

Os cruzeirenses presentes no ato, fazem parte de movimentos pessoais e de partidos considerados de esquerda, voltaram a pedir o impeachment do militar, mais vacinas contra a Covid-19 e protestaram contra a alta dos preços dos combustíveis e dos alimentos.

O deputado estadual Roberto Duarte Júnior (MDB), adepto do presidente da República, Jair Bolsonaro, ironizou a presença de poucos manifestantes nas ruas da segunda maior capital do país. “Os discursos mentirosos da militância de esquerda não enganam mais o povo. Em Cruzeiro do Sul, dois gatos pingados num manifesto fracassado contra o presidente Bolsonaro”, declarou.

Os mobilizadores da manifestação na capital informam que haverá caminhada da Gameleira até o Palácio Rio Branco às 15h do sábado, 19 de junho. O movimento ‘fora, Bolsonaro’, segundo a Central Única dos Trabalhadores, se manifestam no sábado também pelo auxílio de R$ 600, contra a miséria, mais investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e por geração de empregos.

Na capital Rio Branco, a concentração inicial do protesto anti-Bolsonaro está marcada para às 16 horas no Calçadão da Gameleira, no centro da cidade.

Continuar lendo

Na rede

Gladson assina ordem de serviço para reforma do Centro de Meio Ambiente em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Em solenidade nesta sexta-feira (18), o governador Gladson Cameli (Progressistas) autorizou a reforma e ampliação do Centro Integrado de Meio Ambiente (CIMA) de Cruzeiro do Sul.

A nova estrutura está orçada no valor de R$ 992,1 mil e conta com investimento proveniente da fase II do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da atual sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

O chefe do executivo pediu à sua equipe que não atrapalhe a vida das pessoas, haja vista que, o lema do governo é desburocratizar. “Esse Centro Integrado é mais uma prova disso. Além disso, vamos ganhar agilidade e trazer economia para aqueles que procuram os serviços do Estado. Muito em breve, estaremos inaugurando essa obra”, declarou.

Israel Milani, secretário de meio ambiente, disse que a obra era um anseio da população e que será realidade na atual gestão. “O governador nos deu a missão de destravar as políticas ambientais do nosso estado e é isso que estamos fazendo dentro da legalidade. Com esse Centro Integrado, o morador da zona rural terá acesso a emissão de licenciamentos ambientais, regularização fundiária, autorga de água, Cadastro Ambiental Rural e Programa de Regularização Ambiental, entre outros serviços”, garantiu.

Segundo informações da assessoria do governo, com o CIMA, a maioria dos serviços realizados somente em Rio Branco serão descentralizados e oferecidos em Cruzeiro do Sul, beneficiando todos os municípios do Vale do Juruá.

Continuar lendo

Na rede

Cruzeiro do Sul recebe secretários de todo Acre para debater saúde básica nos municípios

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 18, foi realizado em Cruzeiro do Sul, no Teatro dos Náuas, o Seminário de Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde. O encontro reuniu secretários de saúde de todos os municípios acreanos, além de profissionais da área de saúde, e teve por objetivo principal debater o primeiro atendimento, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Atenção Primária corresponde ao primeiro nível de atenção em saúde. São ações que previnem e protegem, gerando – na maioria das vezes – diagnóstico e tratamento. E através da prática da universalidade das ações de saúde é possível garantir o acesso e a continuidade do cuidado.

Para o secretário de saúde e presidente do COZEMS – AC, Agnaldo Souza, o encontro é importante para fazer o SUS chegar a todos os lugares: “Esse é o momento de planejarmos para melhorar o SUS e levar saúde a todos os lugares. E para isso, precisamos respeitar as particularidades de cada município para que possamos desenvolver a Atenção Primária do jeito que se deve, fortalecendo toda nossa rede de saúde”, disse Agnaldo.

O prefeito Zequinha Lima esteve no evento e parabenizou a iniciativa: “Quero parabenizar o conselho, por parar um dia e planejar as ações da Atenção básica de saúde”. “E seguiu: “Os desafios são enormes, ainda mais com a pandemia. Por isso, é preciso traçar estratégias para saber onde podemos melhorar e o que temos que mudar para garantir maior qualidade no atendimento a nossa população”, disse o gestor público.

Para o presidente do CONASEMS, Wilames Freire – que também esteve no evento – o momento é de compartilhar experiência: “Queria agradecer o convite de estar aqui falando de Atenção Primária. É muito importante termos momentos assim, precisamos compartilhar experiências e conhecimentos”. E continuou: “É fundamental ouvirmos uns aos outros e trabalharmos muito para melhorar cada vez mais nossa Atenção Primária. É para isso que estamos aqui. Tenho certeza que será um encontro muito produtivo”, afirmou

O Seminário de Fortalecimento da Atenção Primária de Saúde é uma realização do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Acre (COSEMS -AC) com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e da Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas