Conecte-se agora

Em Rio Branco e Xapuri: comitê divulga programação da Semana Chico Mendes 2019

Publicado

em

FOTO: INTERNET

Atividades ocorrerão em Xapuri e Rio Branco

“Aliança dos Povos da Floresta: Uma Jornada de Luta em Defesa da Amazônia e do Clima”. Esse é o tema deste ano da Semana Chico Mendes, evento anual que rememora o legado e a história do líder sindical assassinado em Xapuri no ano de 1988 e que propaga os seus ideais.

A abertura da programação da Semana Chico Mendes 2019 será no próximo dia 15, data em que, se estivesse vivo, o seringueiro completaria 75 anos de idade. O tradicional Prêmio Chico Mendes de Resistência em Defesa da Amazônia marcará a abertura da programação, na Sala de Cinema Sesc Centro, em Rio Branco, a partir das 18 horas.

O Prêmio Chico Mendes foi em criado em 2004, como forma de reconhecer personalidades, iniciativas e instituições que atuam na conservação do meio ambiente.

Na programação, que se encerra com uma Missa de Ação de Graças, na igreja de São Sebastião, em Xapuri, dia 22 de dezembro, data que marca os 31 anos de morte de Chico Mendes, estão previstas inúmeras atividades, como as mesas de debates “O Sagrado Feminino: das curas, os mitos e a vida das Mulheres da Floresta” e “A Economia da Floresta no Século XXI”.

Constam ainda na programação, que será desenvolvida em Xapuri e Rio Branco, o IV Módulo do Programa Jovens Protagonistas da Resex Chico Mendes e a mesa a Aliança no Contexto da Proteção e do Desenvolvimento da Amazônia e dos Territórios.

A Semana Chico Mendes é promovida pelo Comitê Chico Mendes em parceria com a Prefeitura de Xapuri e com o apoio da Ong WWF-Brasil, com o objetivo de reconhecer e estimular atividades, programas e ações que este ano têm como principal finalidade debater as ameaças que o meio ambiente vem sofrendo, de acordo com a presidente da entidade, a ambientalista Ângela Mendes, filha do mártir xapuriense.

“A Semana Chico Mendes é um momento extremamente importante para a gente trazer a sociedade para esse debate sobre os assuntos que permeiam a nossa vida, o nosso cotidiano, os retrocessos que a gente vem passando ultimamente, e sobre as ameaças que o meio ambiente vem sofrendo, a Amazônia e a própria Resex Chico Mendes”, afirmou.

Organizada desde o ano de 1993, a Semana Chico Mendes está contando este ano com a ajuda de colaboradores, por meio de uma vaquinha virtual promovida pelo Comitê Chico Mendes. A meta é alcançar R$ 20 mil para garantir as diversas atividades que debatem e trazem reflexões sobre o legado do líder seringueiro para o mundo, segundo Ângela Mendes.

Confira a programação completa:

Anúncios

Cidades

Jerry Correia reúne servidores que não receberam em dezembro e promete pagamento

Publicado

em

O prefeito do município de Assis Brasil, Jerry Correia, se reuniu nesta sexta-feira, 15, com os servidores provisórios da gestão anterior que não receberam seus salários referentes ao mês de dezembro do ano passado, assim como as verbas rescisórias.

A assessoria do prefeito informou que uma parte menor desses servidores tem salários atrasados desde o mês de novembro, sendo a maior fatia referente ao mês de dezembro. No encontro, foi firmado um compromisso de quitação dos débitos.

O gestor municipal afirmou que um calendário para o pagamento dos servidores será elaborado e apresentado em breve. Ele garantiu que, apesar das dificuldades financeiras em que encontrou a prefeitura, os débitos com quem trabalhou serão honrados.

“Apesar das dificuldades financeiras, vamos nos esforçar para pagar o merecido salário de cada trabalhador e trabalhadora. Logo iremos apresentar um calendário de pagamento e honrar com cada homem e mulher que trabalhou para esta prefeitura”, disse.

Correia afirmou recentemente que encontrou as contas da prefeitura em condição de desequilíbrio, mas pontuou que tem pedido a compreensão da população para as primeiras medidas da gestão, que estão sendo tomadas com muita cautela.

De acordo com o prefeito, apenas parte da equipe da nova administração foi definida até o momento e os serviços temporários foram reduzidos, evitando assim o inchamento da máquina pública para poder dar respostas em médio prazo à população.

Continuar lendo

Cidades

Prefeitura de Epitaciolândia firma parcerias com o Exército contra a dengue

Publicado

em

Reunião entre o prefeito Sérgio Lopes e representantes do 4º Batalhão de Infantaria de Selva, do Exército Brasileiro, realizada nesta quarta-feira, 14, teve na pauta parcerias que o município mantém com a força armada.

Uma das parcerias se refere ao combate à dengue. A prefeitura contará com o apoio dos militares nas campanhas de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença que nesse início de ano vem causando grandes preocupações.

Outra parceria firmada diz respeito à segurança patrimonial. Como já vem ocorrendo, o Exército continuará disponibilizando o seu pátio para que veículos do município, como ônibus escolares, sejam guardados a fim de evitar danos ou ações de vandalismo.

Para o prefeito Sérgio Lopes, essas parcerias são fundamentais, pois ajudam o município, principalmente com relação ao contingente humano em relação às campanhas de combate a endemias, como é o caso da dengue.

“O Exército Brasileiro tem sido um grande parceiro e da mesma forma a prefeitura também estará à disposição caso seja necessário, por isso, quero em nome da população agradecer aos representantes do EB pela parceria firmada”, disse Lopes.

Com informações da Assessoria de Comunicação da prefeitura de Epitaciolândia.

Continuar lendo

Cidades

Brasiléia é único município do Norte em rede brasileira pela Primeira Infância

Publicado

em

A Rede Brasileira Urban95 é uma iniciativa da Fundação Bernard Van Leer e do Instituto Cidades Sustentáveis para promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos de idade.

Brasiléia é o único município da região Norte a aderir ao projeto, juntamente com as cidades brasileiras de Aracaju, Caruaru, Campinas, Crato, Fortaleza, Ilhéus, Jundiaí, Niterói, Pelotas e Ubiratã, além de São Paulo, Recife e Boa Vista.

Nesta quarta-feira, 13, a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, participou de uma videoconferência de repactuação do projeto da Rede Urban95, onde se colocou à disposição para firmar parcerias que beneficiem as crianças de 0 a 6 anos de Brasiléia e agradeceu por estar participando do projeto.

A rede apoiará os municípios na realização de um diagnóstico detalhado sobre a experiência e acesso de crianças e bebês às cidades, oferecendo dados que poderão embasar a construção de políticas públicas mais acertadas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais.

A secretaria executiva da rede oferecerá apoio técnico nos temas de urbanismo, mobilidade, gestão de dados, ciência do comportamento, comunicação com foco em crianças pequenas e seus cuidadores e uma consultoria para o aprimoramento de políticas e programas oferecidos por especialistas na área.

Com o objetivo final de construir espaços públicos seguros, inspiradores e democráticos nas cidades, o projeto pretende ainda apoiar a implementação e monitoramento de Planos Municipais pela Primeira Infância, mecanismos que garantam a contínua priorização da agenda para a primeira infância pelos gestores públicos.

*Com informações disponíveis na página da Rede Urban95 no site do Instituto Cidades Sustentáveis.

Continuar lendo

Cidades

Acrelândia planeja com o Estado a implantação de agroindústria da banana

Publicado

em

O município de Acrelândia, conhecido por sua vocação agrícola, está planejando com apoio do governo do Estado implantar uma agroindústria de banana. Nessa quarta-feira, 13, ocorreu a primeira reunião com o governador em exercício, Major Rocha, e o prefeito da cidade, Olavo Rezende, para tratarem dessa possibilidade e outras potencialidades da região.

Rocha lembrou que o governo aposta alto no sucesso do agronegócio. Para o gestor, impulsionar o setor produtivo é fundamental para que o estado alcance o verdadeiro desenvolvimento socioeconômico. Acrelândia figura como um dos maiores exportadores da fruta, mas ainda não conta com uma agroindústria para o processamento de seus inúmeros subprodutos.

“Desde os primeiros dias de governo, temos procurado alternativas para fortalecer a economia do estado e o agronegócio é uma delas. Acrelândia é um dos municípios que mais exportam sua produção para estados como Rondônia, Mato Grosso e Amazonas. O que queremos é dar um passo a mais. Esperamos, dentro de pouco tempo, completar esse ciclo de processamento da cadeia produtiva da banana e contribuir para a geração de muitas oportunidades para a população de Acrelândia”, pontuou.

O novo prefeito de Acrelândia está empolgado com a capacidade produtiva do município. De acordo com ele, não será empecilho para a vinda de futuros empreendimentos para a região. O gestor disse que não medirá esforços para atrair investidores que contribuam com o progresso da cidade de 15,5 mil habitantes.

“Precisamos agregar valor a tudo aquilo que é produzido na nossa terra. O nosso objetivo é atrair indústrias que queiram aproveitar a nossa matéria-prima. Vamos encaminhar projeto de lei para a Câmara de Vereadores propondo a isenção de impostos para novas indústrias durante alguns anos”, explicou.

Com a produção potencializada em larga escala, será possível romper os limites de Acrelândia, alcançar novos mercados e aumentar a renda familiar.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas