Conecte-se agora

Blogueiros e ativistas de crachás detonam aliados do Palácio

Publicado

em

O jeito democrático de o governador Gladson Cameli atuar se por um lado é bem visto por jornalistas e a imprensa de modo geral, vem se tornando em uma grande dor de cabeça para o Palácio Rio Branco. Uma verdadeira milícia virtual, amparada pela liberdade de imprensa, vem agindo nos grupos de WhatsApp com mensagens que além de tentar interferir nos rumos administrativos, revelam o funcionamento da máquina de propaganda paraestatal, que ataca até mesmo aliados.

A secretária de Saúde Mônica Feres foi alvo desse grupo que age com crachás no peito. Nesse final de semana, o ativista Hedislandes Gadelha pediu o fechamento das UPAs e detonou o sistema único de saúde, o SUS. “O Estado do Acre, ao qual eu sou funcionário e tenho vergonha (…) não consegue sarjar um tumor”, disse o ativista.

[videopress nH1NbddX]

Para atacar o governo, Hedislandes se amparou no histórico de atendimento dado no Pronto Socorro de Rio Branco e na própria UPA a um senhor que é apresentado como Venâncio. Com um suposto abcesso na ponta da coluna, o paciente vem sendo empurrado entre as instituições sem o atendimento adequado. “Governador o senhor paga o enfermeiro em dia, o médico em dia, mas é melhor fechar isso aqui”, disse indignado o ativista apontado para o prédio da UPA.

O fogo amigo acontece no momento em que o setor de saúde puxou para baixo a popularidade do governador Gladson Cameli em última pesquisa divulgada pela TV Gazeta. Como o ac24horas mostrou, enquanto 19% dos entrevistados acham que a saúde melhorou, outros 46% consideram que permaneceu igual, e 29% acham que a situação da saúde piorou. Postado nos grupos de WhatsApp como se fosse uma estratégia de comunicação, cargos comissionados ajudam a engrossar a rede virtual compartilhando a mensagem “kamikaze”.

Alegando o pagamento de mais de R$ 300 milhões em dívidas contraídas pelo governo anterior até o final do ano, semana passada o governador Gladson Cameli chamou a imprensa para pedir paciência e apoio, mas, parece que o chefe do executivo se esqueceu de combinar com os próprios nomeados.

Na suposta falta de recursos, parece valer de tudo para manutenção da imagem do governo. Se por um lado um grupo tenta derrubar a secretária importada de Brasília, Mônica Feres, por outro, existe uma ação orquestrada para recuperar o ibope do secretário de infraestrutura, Thiago Caetano, que não passou de 1% nas intenções de votos para prefeitura de Rio Branco.

Até o açougueiro Rui Birico entrou em cena e atua como digital influencer no case de inovações da comunicação oficial. Vestindo um jaleco azul com o brasão oficial, celular e microfone nas mãos, Birico foi para a estrada AC-90 que liga Rio Branco ao município de Plácido de Castro e rasgou elogios ao engenheiro e o governador.

“O Acre hoje está em boas mão (sic), desses dois bons acreanos engenheiros e construtores Gladson Cameli e Thiago Caetano, continue assim por esse engrandecimento do Acre e do povo do nosso estado. Parabéns governador”, gravou empolgado, Rui Birico.

Compondo o exército das redes sociais, o locutor comercial Silvio Santos e o beijoqueiro Diego Lins não perdem uma oportunidade de gravar vídeos e enaltecer o que eles chamam de “patrão”, se referindo ao governador Gladson Cameli. O vocabulário popular não atrai grande número de seguidores, mas a busca por resultados parece não ser a prioridade dos ativistas.

Acre

Policial reage a assalto em farmácia, mata um e fere outro a tiros

Publicado

em

O assaltante José Antônio da Silva, de 48 anos, foi morto com um tiro e Emerson Almeida da Silva, de 24 anos, ficou ferido após tentarem roubar a Farmácia do Consumidor na noite desta segunda-feira, 1°, na avenida Castelo Branco, situada no Centro do município de Senador Guiomard, distante 27 km da capital acreana.

De acordo com informações, um policial estava efetuando o pagamento no caixa da farmácia quando um criminoso entrou no estabelecimento e anunciou o assalto. O policial reagiu e entrou em luta corporal com o bandido. O segundo criminoso, também armado, derrubou o policial e ambos começaram a agredi-lo com chutes, socos e coronhadas. A vítima reagiu, puxou sua arma de fogo e efetuou dois tiros. Um projétil atingiu o abdômen do criminoso José Antônio e outro feriu de raspão a cabeça do bandido Emerson Almeida, que foi em seguida preso.

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e quando os paramédicos chegaram ao local nada puderam fazer pelo assaltante José Antônio, que já se encontrava morto.

A farmácia foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do Perito em criminalística. O corpo de José Antônio foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Rio Branco para os exames cadavéricos.

Na delegacia, os Policiais descobriram que os dois bandidos são foragidos da justiça por ter cortado a tornozeleira eletrônica e que Emerson já havia assaltado a mesma farmácia. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Acre

Puramente acreana, cerveja Altaneira é um das atrações da feira

Publicado

em

O mestre cervejeiro Daniel Izidro, da cervejaria acreana Altaneira, foi um dos entrevistados da noite na transmissão do ac24horas desta segunda-feira na Expoacre 2022, conduzida por Marcos Venícios e Jocely Abreu.

A marca está com stand montado dentro do parque de exposições, apresentando um produto que promete qualidade e frescor, além de carregar um selo puramente acreano.

Izidro explicou detalhes interessantes como o significado do nome da cerveja, que vem da Estrela Altaneira, da Bandeira Acreana, e do símbolo, que representa a Serra do Divisor.

Na sua primeira vez na Exposição, a Altaneira está apresentando duas opções de chopp, o pilsen e o premium, produzidos com água acreana e, segundo Daniel, sem conservantes e outros produtos do tipo.

Outro detalhe interessante explicado pelo mestre cervejeiro é a diferença entre o chopp e a cerveja, que está exatamente no fato de a primeira opção ser um produto fresco, sem pasteurização, processo que ocorre com a cerveja.

Continuar lendo

Acre

Primeiro dia de show na Expoacre 2022 tem trânsito intenso

Publicado

em

O trânsito na capital acreana desde o final da tarde desta segunda-feira, 1º de agosto, até o início da noite, começou a ficar intenso conforme se aproxima o momento de abertura dos portões para o primeiro show da edição da maior feira agropecuária do Acre em 2022.

A movimentação dentro do Parque de Exposições Wildy Viana também é visivelmente maior que nas duas noites anteriores. Antes das 19 horas desta segunda já eram registrados engarrafamentos em alguns pontos da cidade, congestionamento em frente ao Parque e fila de pessoas na entrada da feira.

Segundo a RBTrans, são esperados mais de 5 mil veículos passarem na avenida de frente à Expoacre. Cerca de duas horas antes do início dos shows, o estacionamento da feira já estava tomado de carros.

Continuar lendo

Acre

Equipe volta a verificar vacinação na entrada da Expoacre

Publicado

em

O governo do Acre voltou a manter uma equipe da Vigilância em Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) na entrada do Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, nesta segunda-feira, 1º de agosto, para verificar a carteira de vacinação, bem como as doses aplicadas contra o coronavírus ao público presente.

A medida foi retomada após reportagem do ac24horas flagrar os portões de entrada sem nenhuma exigência da carteira de vacina na segunda noite da maior Feira Agropecuária do estado, a Expoacre 2022. Até esse domingo, 31, havia apenas equipes de segurança privada realizando procedimento padrão de revista a quem acessava o parque.

A apresentação das doses de vacina contra a Covid-19 foi anunciada pelo governo estadual como uma das exigências para que as pessoas pudessem ter acesso ao evento com maior segurança em meio ao avanço no número de contaminados pelo vírus nas últimas semanas.

Esta segunda-feira abre a sequência de shows nacionais que devem ocorrer durante a feira, iniciando com o “Piseiro”, que terá apresentação dos cantores João Gomes, Tarcísio do Acordeon e Vitor Fernandes, num show que deve durar cerca de 6 horas.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!