Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cameli defende menos burocracia na emissão do diploma de Medicina

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Gladson Cameli (Progressistas) esteve reunido em Cobija, capital de Pando/Bolívia, com o reitor da Universidade Amazônica de Pando (UAP), Ludwing Arciniega Batista para tratar da situação de estudantes brasileiros que se formam no exterior. Estiveram presentes Maricelda Aguada – Diretora de Relações Internacionais e Carlos Tibúrcio Amoros – Secretário Geral da universidade.


Cameli destacou que a visita institucional busca uma aproximação para ambos os países para facilitar a emissão do diplomas. “Como senador, recebo cobranças dos estudantes que precisam do Revalida para poder trabalhar. Queremos estreitar relações entre os dois países para simplificar o processo de reconhecimento de diplomas entre as universidades bolivianas e brasileiras. Tenho um compromisso com esses estudantes que muito têm a contribui com a melhoria da saúde nos nossos países”, disse o parlamentar.

Anúncios


Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa fazer o reconhecimento do seu diploma para só depois solicitar ao Conselho Regional de Medicina (CRM) a autorização para trabalhar.


O reitor da UAP destacou que nos cursos de medicina da Bolívia há uma grande procura de estudantes brasileiros, então uma parceria entre os dois países é uma forma de potencializar avanços na saúde.


No encontro também foi discutido que é necessário intercâmbios entre as universidades brasileiras para fomentar o ensino e a pesquisa na Amazônia – Universidade Federal do Acre (UFAC) e privadas já que ambos os países estão localizados na região amazônica e alternativas para fomentar o agronegócio, porta de entrada para os países andinos.


O senador se colocou à disposição para intermediar entre os órgãos brasileiros competentes como o MEC e o Ministério das Relações Exteriores para facilitar a a retirada de documentos para quem se forma no exterior.


No ano de 2011, quando era deputado federal, Gladson Cameli ocupou o cargo de presidente da Comissão da Amazônia, Integração e Desenvolvimento Regional (CAINDR) e visitou juntamente com uma comitiva as universidades de medicina nas cidade de Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba com o objetivo de acompanhar as condições dos estudantes brasileiros naquele país. Juntamente com o parlamentar, estiveram presentes representantes do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Saúde e Ministério das Relações Exteriores, além de vários deputados federais e estaduais do Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido