Menu

Pesquisar
Close this search box.

Reservatório de cidade no Acre tem água apenas para quatro dias

reservatorio


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A seca no Acre tem castigado com maior rigor os moradores do município de Acrelândia. O reservatório está praticamente seco e dispõe água somente para os próximos quatro dias, segundo prevê o Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) levando em consideração as medições do reservatório. O município tem um pouco mais de 14 mil habitantes e fica distante 105 quilômetros de Rio Branco.


De acordo com o Depasa, o depósito de água possui 2,8 metros de profundidade, mas, no ponto mais profundo, marcou 75 centímetros, em outros locais chegou a 25 cm nesta quarta-feira.

Anúncios


A captação de água em Acrelândia é feita em um açude abastecido por três pequenos córregos, mas dois teriam secado e, em apenas quatro dias, o volume de água baixou mais de um metro.


Para evitar desperdício de água, o órgão distribui água aos moradores a cada dois dias, mas isso deve ser ampliado para cada três dias. Bombas mergulhão para bombear a água de um reservatório menor, que fica próximo a bomba de captação flutuante deve ser outra medida tomada nesses próximos dias.


Ajuda do governo federal
Acrelândia, Brasileia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco e Xapuri irão receber recursos do Ministério da Integração Nacional, que autorizou a transferência de R$ 960 mil ao Acre para ações de enfrentamento da seca histórica pela qual passa o Estado.


O dinheiro vai custear a operação “Carro-Pipa”, que prevê a contratação de ao menos 80 caminhões para fazer o abastecimento da população. A situação de emergência tem validade de 180 dias, mas pode ser prorrogado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido