Menu

Pesquisar
Close this search box.

MPAC abre programação de 53º aniversário e inaugura Centro de Especialidades em Saúde

centro_04


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em funcionamento desde o ano passado, o Centro de Especialidades em Saúde (CES) foi inaugurado, oficialmente, nesta terça-feira, 26, pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). A solenidade marcou o início das comemorações alusivas aos 53 anos da instituição no Acre.


Considerado um avanço na política de humanização que vem sendo implantada pela atual gestão do MPAC, o CES surgiu a partir do programa ‘Viver para Servir’, criado em 2014 e premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por sua proposta de transformar o local de trabalho num ambiente mais saudável, a partir da valorização do relacionamento, interação e bem-estar.

Anúncios


Para alcançar esses objetivos, o CES foi uma das mais importantes medidas que foram tomadas. Membros, servidores e seus dependentes passaram a contar em um só lugar com uma série de serviços de saúde nas áreas de medicina, odontologia, enfermagem, psicologia, fisioterapia e assistência social.


“Talvez, esse seja o maior legado que essa administração vai deixar para o MPAC. É a realização de um sonho que acalentei por mais de vinte de dois anos. É também um trabalho de dois anos e meio até chegar, agora, à inauguração oficial. Com esse Centro de Especialidades em Saúde, vamos tratar e cuidar bem de nossos servidores, membros e seus respectivos dependentes. É evidente que, quando se está bem, a gente cuida melhor do próximo”, comentou o procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto


centro_01
A estrutura


O CES é o espaço de referência em saúde e qualidade de vida no trabalho do MP do Acre. Dispõe de consultório médico, odontológico, fisioterápico, sala para atendimento psicológico, de enfermagem, e assistência social.


O atendimento começa com o agendamento da consulta, passando pelo acolhimento, pré-consulta, consulta, tratamento e acompanhamento. Todos os serviços estão estruturados em três eixos: diagnóstico e avaliação de saúde; promoção e prevenção dos agravos à saúde relacionados ao trabalho; e atendimento à saúde.


Além da rotina de atendimentos diários, o CES mantém um calendário com diversas atividades de promoção à saúde, desenvolvidas a partir de parcerias com outras instituições.


“É um grande sonho conquistado desde a minha ascensão à Promotoria de Justiça Especializada da Cidadania e Saúde. No passado, nós tivemos a realização de um evento denominado ‘Semana de Saúde’, mas nós queríamos algo mais efetivo e o Dr. Oswaldo fez esse sonho se realizar, para que membros e servidores do MP do Acre possam trabalhar com qualidade de vida”, disse a procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, coordenadora da unidade.


Centro_05
Cuidar para servir melhor


Pessoas felizes e saudáveis rendem mais no trabalho e, no caso do MP, a ideia era cuidar de quem diariamente atende pessoas, seja nas promotorias ou nos demais órgãos ministeriais. Pensando nisso, antes de iniciar o funcionamento do CES, o MPAC realizou uma atividade para verificar as condições de saúde de membros e servidores.


O circuito de saúde foi realizado em Rio Branco e no interior, o que foi possível graças a uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, que disponibilizou profissionais para avaliar dados relativos à pressão arterial, diabetes, estado nutricional e saúde bucal, entre outros.


Com essas informações, foram definidos programas de prevenção e promoção à saúde. Considerando os serviços de rotina, já são mais de mil atendimentos, sem contar com as ações esporádicas, como campanhas de vacinação e os serviços que são oferecidos pelo ‘CES em Ação’quando os atendimentos são feitos nas unidades ministeriais.


Recentemente, uma equipe multiprofissional participou de treinamento para a realização de testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, bem como, para implantação de programa de combate ao tabagismo.


centro_03
Mais do que a saúde física


Assim como a questão profissional reflete nos campos familiar e psicológico, entre outros setores da vida, a vivência que se tem fora do ambiente de trabalho também interfere no rendimento profissional. Por isso, as atividades do CES não visam apenas à saúde física, como também a satisfação pessoal.


A mais recente atividade foi a Colônia de Férias para filhos de membros e servidores. A programação incluiu uma visita ao MPAC para mostrar o ambiente de trabalho dos pais, fortalecendo os laços familiares.


Amanhã terá início a segunda edição da Colônia de Férias, que faz parte de um calendário comemorativo, contando também com consulta com médicos especialistas, atividades físicas, hidroginástica, entre outros.

Anúncios


“Não podemos ir, para uma missão, despreparados. Precisamos primeiramente cuidar de nós para depois ir cuidar do outro. O CES é resultado de muito trabalho, esforço, da vontade e o desejo de fazer do atual gestor do Ministério Público do Acre”, acrescentou o presidente da Associação do MP do Acre, promotor de Justiça Francisco Maia Guedes.


centro_06
Solenidade


A cerimônia de entrega foi aberta com um ato ecumênico conduzido pelo padre Jairo de Souza e pelo pastor Emanuel Prado. Na ocasião, o procurador-geral, Oswaldo D’Albuquerque, foi homenageado pela equipe do CES com uma placa de agradecimento.


O governador Tião Viana esteve na solenidade acompanhado de secretários de Estado. “Quero parabenizar o Dr. Oswaldo por essa iniciativa de estar homenageando todos os membros e servidores, não apenas com atendimento médico, mas interprofissional. Isso quer dizer uma proteção à saúde melhor, um redutor de doenças instalado a mais e a saúde complementar ao SUS se estabelecendo também no Acre”, enfatizou o governador.


Também participaram do evento, o secretário-geral do MPAC, Celso Jerônimo de Souza; os procuradores-gerais adjuntos Carlos Maia (Assuntos Administrativos) e Cosmo Lima de Souza (Assuntos Jurídicos), além de procuradores e promotores de Justiça e servidores da instituição.


Texto: Kelly Souza – Agência de Notícias do MPAC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido