Menu

Pesquisar
Close this search box.

Gemil Júnior exige mudança imediata no atendimento de grávidas na Bárbara Heliodora

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Diante do número de mortes de bebês antes do parto, ocorridas ou atestadas nas dependências da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, o secretário de Saúde do Acre, Gemil Júnior, determinou que novas estratégias de atendimento fossem elaboradas e executadas de forma imediata nas dependências do hospital.


b4cee122-e24d-451e-a8c8-7f57409b9af0


Em menos de 12 horas, na semana passada, três mortes foram atestadas por médicos da unidade especializada em saúde da mulher. Além disso, a situação causou muito desconforto entre pessoas ligadas ao governador Sebastião Viana e à vice, Nazaré Araújo. Os episódios geraram comoção popular regada a protestos e pedidos de mudança na gestão da maternidade.

Anúncios


LEIA MAIS:
Após três horas de espera, bebê morre antes do parto na Bárbara Heliodora


Responsável por fiscalizar as unidades, a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Marize Lucena, já está em campo. Na última quinta-feira, dia 2, conversou com pacientes e acompanhantes na entrada da maternidade, espaço que já foi palco de um parto após uma grávida esperar por horas o atendimento de um médico. A gestante deu à luz numa das cadeiras da recepção.


LEIA MAIS:
Após gritar de dores e espera demorada, mulher dá a luz em cadeira de maternidade


“É um direito da gestante saber como vai ser atendida e onde ficará quando for dar à luz a sua criança. A política do Estado é garantir que todos os diretos dessas mulheres sejam assegurados”, afirmou ao esclarecer que com a nova política interna será possível que as gestantes acessem a maternidade antes mesmo do dia do parto. Seria uma forma de tranquiliza-las antes da internação.


Em conversa com o ac24horas, Antonio José Freire, que acompanhava a esposa na maternidade, disse que a demora já é rotina nos atendimentos da unidade. “Minha mulher já veio aqui três vezes com dores. Eles medicam e mandam embora. Fiz uma consulta particular e uma ultrassom porque aqui disseram que não precisava. Ainda bem que meu filho está bem. Aqui o negócio é médico, é atenção para as grávidas que não tem”, reclama.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido