Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura realiza arrastão de combate ao Aedes Aegypti no Tancredo Neves

GUERRA_05


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeitura de Rio Branco em parceria com Exército, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal e Estadual declarou guerra ao mosquito aedes egypti. Cerca de trezentas pessoas das secretarias municipais de Saúde (SEMSA) e dos órgãos parceiros liderados pelo prefeito em exercício Márcio Batista (PCdoB), realizaram nesta sexta-feira (8), um arrastão com ações de combate ao mosquito no bairro Tancredo Neves, um dos 20 da capital onde há maior índice de infestação. O ponto de partida foi na sede da Associação de Moradores da localidade.


As equipes compostas por profissionais dos vários órgãos formaram grupos e percorreram todo o bairro, visitando casa por casa. Além da inspeção nos quintais, em busca de vasilhas e objetos que possam acumular água, que serve de criadouro para o mosquito, as equipes aplicam larvicidas em caixas d’água e orientam os moradores quanto às formas de evitar a doença e os sintomas da dengue, febre chinkungunha e zika vírus. De acordo com Levantamento Rápido de Aedes Egypti, LIRAa, da SEMSA, 70% da presença das larvas está em caixas d’água em nível de solo e pequenos recipientes nas casas e quintais.

Anúncios


GUERRA_02
Novos agentes de endemias empossados


O combate ao aedes aegypti em Rio Branco recebeu um importante reforço. Antes de iniciar o mutirão no Tancredo Neves, o prefeito em exercício, Márcio Batista, e a secretária Adjunta de saúde, Jesuíta arruda, deram posse a 28 novos agentes de Endemias, que se somam aos 140 dos quadros da SEMSA. Os agentes de Endemias foram aprovados em concurso público realizado no ano passado. A Prefeitura de Rio Branco já prepara nova convocação de outros aprovados para reforçar, cada vez mais, o combate às doenças endêmicas.


GUERRA_03
SEMSUR limpa e SEMSA e Exército cuidam da saúde


Nos vinte bairros onde há maior infestação do mosquito aedes aegypti, como nesta sexta-feira, no Tancredo Neves, SEMSUR, SEMSA e Exército, atuam em parceria. Os 32 homens do 4° BIS e 7° BEC, chegam primeiro e avisam aos moradores o dia da visita dos agentes de endemias, momento em que já realizam uma pré-vistoria nos quintais. Em seguida, a SEMSUR chega com o roço, capina, retirada de lixo e entulho, que podem acumular água. Desde o início dos trabalhos, já foi recolhido cerca de 530 toneladas de lixo e entulho. Por fim, os Agentes de Endemias fazem as visitas domiciliares, com novas vistorias nos quintais, aplicação de larvicida e repassam orientações aos moradores.


Segundo o sargento Eder Ricardo, técnico em enfermagem do 7° BEC, agora os homens também do Exército irão acompanhar as equipes da SEMSA em locais onde houver maior resistência dos moradores à entrada das equipes de saúde nas residências. “Passamos por uma capacitação com as equipes de Endemias para atuar nessa pareceria com a prefeitura de Rio Branco”, explica o militar.


GUERRA_04


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido