Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeito Marcus Viana entrega Mercado Municipal do Quinze revitalizado

unnamed


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As obras de revitalização do Mercado Municipal José Júlio Saldanha Braga, o Mercado XV, foram entregues na manhã desta quinta-feira, dia 21 de maio. A cerimônia contou com a presença de deputados, vereadores, da vice-governadora do Acre, Nazareth Araujo e do prefeito de Rio Branco, Marcus Viana. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento que aconteceu no hall interno do espaço.


unnamed (2)

Marcus Viana falou da boa parceria com o senador Sergio Petecão

Segundo a prefeitura, para a reforma total do espaço, foram utilizados cerca de R$ 1.060.975,93. Parte do valor foi disponibilizado por uma emenda do senador Sérgio Petecão. O município, contudo, entrou com a contrapartida de R$ 240.423,79, oriundos de recursos próprios.

Anúncios


Segundo o prefeito Viana, “hoje é um dia de agradecer, não apenas aos trabalhadores, mas aos moradores que foram compreensíveis e tiveram a paciência de aguentar essa obra. O nosso objetivo em comum é fazer o melhor para a população. Nos fizemos o trabalho para reconstruir o mercado do quinze. Nós vamos dedicar todo o nosso conhecimento técnico para preservar a rua que passa em frente ao Mercado”, destacou.


Durante a cerimônia o chefe do Executivo municipal agradeceu a parceria de Petecõ, e disse que todas as vezes que precisou, pode contar com o apoio do senador. Marcus Viana lembrou das famílias que vivem dos comércios ali construídos e da necessidade de dar mais dignidade a quem é membro de trabalhos da economia solidária.


unnamed (3)Para o senador Petecão, “o alcance social que um mercado desse tem, é muito pouco dinheiro. Eu estou feliz pelos comerciantes que estão trabalhando aqui. Essa obra anima o bairro Quinze porque esse mercado faz parte da nossa história, faz parte da história do segundo distrito e faz parte da nossa capital, por isso é gratificante ser um apoiador dessa gente”, afirmou o político.


Nazareth disse que Marcus Viana “trabalha realmente para a melhoria da nossa população”. A representante do governo fez a entrega de kits de salão de beleza, projeto encabeçado pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios. O secretário, Henry Nogueira, não participou do ato, mas vários assessores da instituição acompanharam a cerimônia e posaram para foto ao lado dos beneficiados.


REVITALIZAÇÃO
As principais ações a serem realizadas na obra foram a reforma das fachadas e padronização dos letreiros; adequação do piso de circulação com execução em concreto estampado atendendo as normas de acessibilidade; reforma da cobertura e do lanternim para melhor ventilação e iluminação natural; iluminação artificial para uso 24 horas; adequação dos boxes de alimentação de acordo com a vigilância sanitária e padronização; área central com paisagismo, lixeiras e bancos; reforma total dos sanitários públicos feminino e masculino e construção de sanitários para portadores de necessidades especiais; novo padrão de comunicação visual.


HISTÓRIA
O Mercado do Quinze foi inaugurado pelo prefeito Adauto Frota no dia 1º de Maio de 1970, marcando as comemorações ao Dia do Trabalhador. O nome presta homenagem a José Júlio Saldanha Braga, major fiscal do 15º Batalhão da Reserva da Guarda Nacional do Departamento do Alto Acre. De acordo com os historiadores é por causa desse batalhão que o Quinze é conhecido como o mais antigo bairro de Rio Branco, uma vez que foi a primeira área nitidamente distante do centro do povoamento – na época, a chamada “Rua do Comercio”.


O bairro do Quinze foi povoado no tempo da Revolução Acreana quando muitos comerciantes se instalaram no local para atender aos soldados e oficiais brasileiros. No projeto inicial, a estrutura do mercado era composta com uma área coberta de 700,20 metros quadrados distribuídos em 8 lojas, 14 boxes para venda de carne, peixe e verdura, dependências para os serviços administrativos e de fiscalização.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido