Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre participa da Campanha Nacional de Doação de Leite Materno

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério da Saúde anunciou ontem, 20, um programação especial para incentivar a doação de leite materno em todo o país. As ações em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano têm como principal objetivo aumentar o número de novas doadoras voluntárias e o volume de leite materno coletado e distribuído para os recém-nascidos, especialmente os prematuros de baixo peso internados no nas unidades de saúde.


A campanha intitulada “Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças” também será realizada pela Maternidade Bárbara Heliodora, que conta com um banco de leite humano. No ano passado, 855 mulheres doaram 528 litros de leite materno que beneficiaram 637 bebês acreanos.

Anúncios


A meta é aumentar em 16% o estoque em comparação ao ano passado. Em todo o país, em 2014, foram coletados 184 mil litros de leite materno, beneficiando a 178 mil recém-nascidos. Ao todo, 164 mil mulheres doaram neste período.


BENEFÍCIOS – Com o leite humano, o bebê fica protegido de infecções, diarreias e alergias, cresce com mais saúde, ganha peso mais rápido, além de ficar menos tempo internado. O aleitamento materno também diminuiu o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade e colesterol. A amamentação também reduz o peso da mãe mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto. As chances de se adquirir diabetes ou desenvolver câncer de mama e de ovário também diminuem significativamente.


SERVIÇO – Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação. Por isso, se você está amamentado e quer doar, procure o banco de leite humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136. Seu gesto significa a vida para uma criança. Com informações do Portal do MS.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido