Um aliado inesperado poderá salvar a pele do prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), ameaçado de sofrer um impeachment na Câmara de vereadores do município. A ajuda inusitada é do presidente do PTdoB, Gilberto Diniz, ferrenho opositor de Rufino, que foi derrotado na sua tentativa de reeleição para deputado estadual e busca sobrevivência política na sua base eleitoral.
Gilberto Diniz, adversário declarado das administração da Frente Popular do Acre (FPA), seria o autor de uma intrincada estratégia para manter a maioria dos vereadores na base de sustentação de Mano Rufino, evitando que o pedido de afastamento do prefeito seja aprovado no plenário da Casa. O afastamento proposto pelos adversários de Mano Rufino, seria de 90 dias.
A oposição pede o afastamento de Rufino para que o atraso no pagamento de servidores terceirizados seja investigado. A eleição do novo presidente da Câmara de Vereadores de Sena Madureira acontece na terça-feira (16), o prefeito contava com o apoio de seis dos 13 vereadores, com a adesão de Gilberto Diniz, O prefeito Mano Rufino passará a dormir com o inimigo.
O deputado Gilberto Diniz justifica sua adesão, com a ida do PR para o bloco de oposição, nas últimas eleições. “Não há mistério nenhum nesta aproximação, o PR é da oposição. Só não vamos seguir com a candidatura do PMDB. É uma chapa mista, o PR vai ficar com a presidência, o PSDB com a vice-presidência, o PTdoB vai ter o primeiro-secretário. Não há nenhuma articulação”.
Apesar de Gilberto afirmar que o PR é um partido de oposição, Mano Rufino, eleito pela legenda, foi um dos mais leais cabos eleitorais do governador Sebastião Viana (PT), na disputa eleitoral deste ano. Rufino passa por momentos difíceis, enfrentando diversas acusações que são vistas como uma herança maldita de seu padrinho, o ex-prefeito Nilson Areal, que migrou para o PSL.
Gilberto Diniz defendeu a aliança com Mano Rufino, usando como exemplo, a composição que é feita na eleição da Mesa Diretora da Aleac, onde os partidos dividem os cargos com base em negociações e conversas de bastidores. A base de sustentação do prefeito de Sena Madureira passará a contar com os votos de Caju Diniz e Xuxa, ampliando para oito, o números de vereadores.
Procurada pela reportagem, a assessoria de Mano Rufino informou que ele desembarcou em Brasília na manhã desta segunda-feira, devendo retornar ao município na próxima quinta-feira, 18. Nesses dias em ficará na capital federal, Salvo da degola, Rufino estará defendendo recursos para Sena Madureira provenientes das emendas dos deputados federais e senadores.