Menu

Pesquisar
Close this search box.

O que vão fazer nomes clássicos da política do Acre derrotados em outubro?

derrotados_01


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A maioria dos eleitores que foram às urnas nas últimas eleições optou por não reeleger nomes clássicos da politica acreana. Entre os principais, estão o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Elson Santiago, o deputado estadual e ex-líder do governo, Moisés Diniz (PCdoB), os apresentadores de televisão e deputados Astério Moreira (PEN) e Edvaldo Souza (PSDC), e o Pastor e deputado Denilson Segóvia (PEN). Outros, como o Pastor e deputado Helder Paiva (PR), Geraldo Pereira (líder do PT) e Walter Prado (PROS), preferiram nem disputar reeleição.


A renovação no parlamento estadual foi de 75%. Além deles, chama atenção também o caso de políticos que não conseguiram se eleger para cargos maiores, como a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) que disputou uma vaga no Senado, além do eterno candidato Tião Bocalom (DEM) que concorreu ao Palácio Rio Branco e o primeiro secretário da Câmara dos Deputados, Márcio Bittar que perdeu a eleição para o petista Sebastião Viana.

Anúncios


O ac24horas conversou durante toda a semana com deputados estaduais que não conseguiram se reeleger para saber o que eles pretendem fazer após deixarem o cargo que ocupam. Acredite, a maioria foi unânime em dizer – ao contrário das especulações políticas – que cargos no executivo estão longe de seus planos futuros. Entre as carreiras que eles devem aderir fora do parlamento tem até a de escritor de romance.


Comunistas renunciam cargos no executivo


O caso que chamou mais atenção foi o do comunista Moisés Diniz. Com um histórico invejável na carreira política, o pedagogo pretende se dedicar a carreira de escritor, concluir um romance que escreve sobre a vida de Madalena.


“Não estou discutindo cargos no executivo. Tenho condições de tocar a minha vida e a da família”, comentou o parlamentar.


Filho de nordestinos de Riacho do Sangue, no Ceará, e de índios ashaninkas do Rio Amônia, no Acre, o comunista também se sente atraído para fazer doutorado em pedagogia ou teologia, a primeira opção, “um reencontro com minhas origens”, explicou Moisés. Mas além desses planos, a criação de uma revista eletrônica on line na área de variedades também passa pelo projeto de vida do deputado derrotado.


Outro comunista que jura não discutir possibilidades de cargos no executivo estadual e nem municipal é o deputado estadual Eduardo Farias. Com 100% de vida dedicada à Frente Popular do Acre nos últimos 16 anos, o médico infectologista vai se dedicar a enfermaria.


“Passei a minha vida inteira estudando para ser médico, nada melhor do que se dedicar a essa carreira novamente. O que se fala em termos de cargos no executivo envolvendo meu nome é pura especulação”, confirmou.


Eduardo foi subsecretário de saúde e diretor do Pronto Socorro de Rio Branco na gestão do ex-governador Jorge Viana, passou pela Fundação Nacional de Saúde na gestão do presidente Lula, foi vice-prefeito e secretário de saúde do ex-prefeito Raimundo Angelim e deputado estadual. Carinhosamente chamado de Dudu, o que ele não abre mão é da presidência do PCdoB Municipal.


“Quero preparar o partido para as eleições de 2016”, avisou.


Desapego – No hall dos desapegados pelo poder, o que ensaia discurso mais duro é o delegado de policia civil Walter Prado (PROS). “A única coisa que busco é o direito de viver e falar o que penso”, comentou.


Prado acrescentou que vai analisar os resultados da reforma política para saber de que lado deve caminhar nos próximos anos. “Essa eleição provou que muita gente do mesmo lado atrapalha”, desabafou.


Há quem diga em colunas políticas que o tom severo do delegado é isca para ver se a Frente Popular engole e lhe presenteia pelo menos com um cargo de diretor. O parlamentar negou e de forma econômica concluiu: “não participei da campanha, estava em tratamento de saúde, não busco nada”.


Santiago se autonomeou – Mas enquanto uns negam querer largar a ‘boquinha’ no executivo outros fazem questão de estar nos holofotes como uma última esperança de serem vistos pelo governador Sebastião Viana que no próximo dia 15 anuncia os nomes de seu primeiro escalão.

Anúncios


Neste caso, a postura mais comentada nos bastidores foi a do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Elson Santiago. Assumindo o cargo de governador em exercício nas férias de Sebastião Viana, ele disse em alto e bom tom em visita ao município de Tarauacá, que fará parte da equipe administrativa do próximo governo.


Sem perder tempo, Santiago ainda anunciou a construção de 500 casas populares durante o período em que a cidade ficou 75% debaixo de água. As más línguas afirmam que as férias do governador Sebastião Viana foram antecipadas por conta do ‘otimismo’ exagerado do presidente da Aleac. Bem ao seu estilo, Santiago preferiu não comentar nada ao ser abordado por nossa reportagem no salão azul. “Deixa isso quieto” (sorriu).


Astério quer continuar perto dos holofotes – Com postura diferente, o apresentador, jornalista e deputado estadual Astério Moreira, atual líder do governo, disse que aceita “qualquer desafio” na vida pública. Seu nome é cotado para subsecretaria de comunicação do Acre, mas fala-se também em sua indicação para a secretária de turismo, onde a irmã foi indicada durante sua atuação como líder de Sebastião Viana na Aleac.


E se nenhuma dessas especulações se confirmarem… “Vou continuar militando na imprensa”, garante Astério.


Outro apresentador de televisão que deve voltar para os estúdios, o deputado Edvaldo Souza (PSDC), não comentou sobre seu futuro político. Entre os parlamentares do bloco governista Edvaldo é um dos que mais reclama de ter adotado longe das câmeras, o caminho da governabilidade a Sebastião Viana.


Especulações acabam dia 15 – Até o próximo dia 15 de dezembro – data do anuncio da equipe de primeiro escalão – será grande a movimentação em torno dos nomes que vão ocupar o staff do governo de Sebastião Viana. Essa bolsa de valores cresce a cada dia. Façam suas apostas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido