Menu

Pesquisar
Close this search box.

Especialista sugere monitorar aeroportos brasileiros para prevenir o ebola

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Brasil deve concentrar seu plano de prevenção contra o ebola nos aeroportos, e assim controlar as portas de entrada do País. O alerta é de Peter Piot, microbiólogo belga que descobriu o vírus em 1976 e hoje atua como consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) diante do pior surto da doença na história.


Em entrevista, Piot deixa claro que todos os países precisam estar preparados. “Da mesma forma que o vírus chegou à Espanha, ele também pode chegar ao Brasil”, disse.

Anúncios


“As pessoas viajam e não há uma fronteira para o vírus”, declarou o cientista. “Não existe motivo para pensar que o Brasil não seria afetado.”


Considerado o maior especialista no mundo sobre ebola, ele insiste que a forma mais eficiente de trabalho é a prevenção. “Essa deve ser a principal atenção do Brasil: reforçar os controles nos aeroportos”, insistiu.


Barrar a contaminação


Para o cientista, a chave para barrar uma contaminação em outras regiões do mundo é atacar o surto no Oeste da África. Piot não esconde que teme que casos identificados nos Estados Unidos e na Espanha acabem tirando o foco da comunidade internacional: o problema real está na África. “A única forma de prevenção é controlar esse surto nos países africanos”, disse, em Genebra.


Segundo Piot a OMS falhou. “Parar a epidemia é uma prioridade. O mundo parece que finalmente acordou. Existe uma aceleração no desenvolvimento de tratamentos, de vacinas. Mas agora é importante que isso seja feito de forma coordenada.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido