Menu

Pesquisar
Close this search box.

Irmão de Campos desmente “boatarias” sobre Marina

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nas redes sociais, no final de semana, circularam notícias de que a viúva do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) teria rompido com Marina Silva(PSB). Como sou amigo do advogado Antônio Campos, irmão do presidenciável falecido, liguei pra ele no Recife e conversamos sobre o assunto. Antônio garantiu que nesta segunda-feira, dia 29, a viúva Renata Campos irá aparecer no programa eleitoral de Marina pedindo voto pra ela e reafirmando que a sua eleição seria a vontade de Campos. Além disso, Marina, segundo Antônio,  estará no começo da semana em Pernambuco onde cumprirá vários compromissos de campanha. Ou seja, não existe a menor veracidade na notícia veiculada e espelhada nas redes sociais em que aparecia o recorte de um jornal de Pernambuco com a informação. Coisa plantada pelos adversários políticos da acreana Marina Silva. Antônio Campos me garantiu que a família toda está unida para ajudar numa possível vitória de Marina Silva e, que todos a admiram muito.


A força dos virais
Quem vê as postagens que se espalharam na internet sobre essa “briga” da família Campos com Marina pensa que é verdade. Tanto que Antônio e a viúva têm falado com vários meios de comunicação para desmentir a farsa.

Anúncios


Contrainformação
Essa tática de plantar “boatos” nas redes sociais para atingir candidatos adversários tem sido constante em eleições no mundo todo. É realmente um “estrago” se as vitimas não tiverem poder de contrapor a informação.


O povo adora vítimas
O problema desses ataques desferidos pela internet é que nem sempre alcançam o seu objetivo. Na maioria das vezes o objeto da agressão ao invés de ser prejudicado acaba despertando a “simpatia” do eleitorado.


Um caso explícito
Nas eleições do Acre, o candidato ao Senado Gladson Cameli (PP), tem sofrido com a saraivada de acusações e boatos nas redes sociais e sites partidarizados. Entre vários fatores, esse excesso, talvez seja um dos motivos da sua ascensão em todas as pesquisas eleitorais publicadas.


Não pegou
As acusações de ser rico, como se isso fosse ilegal e, de pretender legislar para o Amazonas não foram assimiladas pelo eleitorado. Além de serem acusações preconceituosas e descabidas não são entendidas pela grande massa de eleitores.


A “surpresa” de Jorge Viana
Conversei com o senador acreano sobre o atual quadro eleitoral. Ele me disse que o candidato a deputado federal Raimundo Vaz (PRP) pode ser uma surpresa entre os “possíveis” eleitos para a Câmara Federal. Jorge elogiou o vereador rio-branquense e disse que a sua campanha está muito bem articulada.


As preferências do senador
Na opinião de Jorge Viana (PT), entre os seus correligionários, o ex-prefeito Raimundo Angelim (PT), se eleito, trará qualidade à bancada federal do Acre. Ele não esconde que acha fundamental a ajuda de Angelim em Brasília.


A quase “impossível” reforma política
Jorge Viana só acredita que haverá uma verdadeira e necessária reforma política no Brasil se houver um movimento de fora para dentro. Ou seja, se a sociedade se manifestar e impor a reforma política ao Congresso Nacional. Na opinião do senador, mesmo a mudança do Congresso, em 2015, vai manter o tema em “banho-maria”.


A hora do voto útil
Uma fonte me revelou que haverá um movimento interno no PC do B para que a militância vote em peso no Eduardo Farias (PC do B). Com 13 candidatos e Chico Viga (PTB) na chapa o partido corre o risco de não eleger ninguém para a ALEAC.


Outra vítimas do voto útil
No Juruá, o candidato a deputado estadual Marcelo Siqueira (PT) tem que ficar esperto. Jonas Lima (PT) e Josa da Farmácia (PTN) estão com campanhas fortes na região. Os militantes querem votar em quem tem mais chance de vitória já pensando em futuras “colocações”.


A surpresa do Juruá
Josa da Farmácia (PTN), é considerado um dos favoritos da região. Ele não tem restringido as suas parcerias. Tem dobradinhas, inclusive, com candidatos a federal da oposição. Na hora do voto vale tudo.


Votos Frankenstein
O sucesso da campanha de Gladson Cameli tem feito candidatos da FPA o apoiarem para o Senado. Durante uma passeata em Cruzeiro do Sul vi vários carros plotados com candidatos do PSB, PTN e PT tambéemcom fotos de Gladson.


Os amigos do Nicolau
Um outro candidato que está mostrando “poder de fogo” de campanha na reta final das eleições é Nicolau Júnior (PP). Na imensa carreata que ocorreu no domingo, 28, em Cruzeiro do Sul, a turma do Nicolau, que é cunhado de Gladson, era grande e bem organizada.


Questão de credibilidade
Os institutos que publicarem números disparatados na disputa eleitoral do Acre ficarão comprometidos. Se houver um segundo turno não terão mais nenhuma credibilidade junto aos eleitores para apresentarem suas pesquisas.

Anúncios


Não existem certezas
Conversei com algumas fontes da FPA que me disseram que trabalham forte para vencer para o Governo no primeiro turno. Mas não estão descartando o segundo. No entanto, alguns membros da FPA acham que o adversário será Márcio Bittar (PSDB). Talvez isso explique o fato do tucano ter sido o mais “cutucado” nos programas de rádio e TV da FPA. Na minha avaliação, esta semana que terá debates entre candidatos ao Governo nas TVs Gazeta e Acre e os atos de encerramento de campanha serão decisivos. Quem for melhor entre Bittar e Bocalom (DEM) irá se credenciar para a “nova eleição”. Ainda que os números da pesquisa não descartem uma vitória de Tião Viana (PT) no primeiro turno. Por isso, o melhor é esperar porque a verdade real será impressa nas urnas no dia 5 de outubro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido