Menu

Pesquisar
Close this search box.

Defesa Civil de Rio Branco promove seminário sobre produtos perigosos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio Branco  (COMDEC) promove, de 28 a 29 de agosto,  no auditório da Secretaria de Estado da Educação, o 1º Seminário Sobre Produtos Perigosos com  o objetivo de aprofundar o debate acerca da manipulação de  produtos perigosos. Nos últimos tempos, as defesas civis tem observado com preocupação o aumento das ocorrências envolvendo esses produtos. O último exemplo foi a explosão de um cilindro de oxigênio armazenado em uma residência do Conjunto Manoel Julião, em Rio Branco, que acabou com a morte de um homem em maio passado.


O tema do seminário é “Ações e desafios para política de produtos perigosos”. Participarão representantes do Instituto Federal de Educação (IFAC),  das  defesas civis federal, estadual e municipal; Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Comissão de Gestão de Riscos do Acre, além de técnicos das defesas civis dos departamentos (Estados) do Pando, na Bolívia, e Madre de Dios, no Peru. “Substâncias químicas que ao serem manipuladas inadequadamente podem ocasionar acidentes”, alertou o coordenador municipal de Defesa Civil de Rio Branco, George Santos. “Assim, o seminário tem como objetivo promover o debate e a discussão sobre ações do poder público e dos órgãos envolvidos nessa problemática”, completou Santos.

Anúncios


Produtos perigosos são os de origem química, biológica ou radiológica que apresentam um risco potencial à vida, à saúde e ao meio ambiente, em caso de vazamento. O grande avanço tecnológico, cada vez mais rápido, tem aumentado a quantidade e a variedade de produtos químicos em uso o que, por sua vez, aumenta a possibilidade e a gravidade dos acidentes. Os acidentes podem acontecer durante a fabricação e o processamento, o transporte, a estocagem e o descarte.


De acordo com a literatura especializada, os  incidentes podem acontecer, basicamente, de duas maneiras: derramamento acidental; depósito clandestino. Cada produto recebeu um número de quatro algarismos, sendo agrupados em nove classes, conforme a similaridade: explosivos, gases comprimidos; líquidos inflamáveis; sólidos Inflamáveis; substâncias oxidantes; substâncias tóxicas e infectantes; substâncias radioativas; corrosivos; diversos.


Os interessados em participar do seminário poderão entrar em contato com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil pelos telefones (68) 3212-7119 ou 9985-2018.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido