Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ratos circulam entre os medicamentos da Sesacre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ratos estariam circulando entre os medicamentos do Almoxarifado Central da Sesacre colocando em risco a saúde das pessoas que são atendidas nos hospitais púbicos do Acre. A denúncia é do internauta Ney Lando Morais Lopes através de e-mail enviado ao ac24horas.  Ney Lando Morais se identifica como usuário da Saúde Pública e diz que “o medicamento fornecido para os hospitais de todo o estado possui contato direto com tais roedores chegando inclusive a ficarem inutilizados. Diante da aparente falta de compromisso da administração do almoxarifado com essa realidade, solicito a resolução desse problema de forma mais comprometida com a relevância que o assunto exige”, pede.


“Os ratos são responsáveis por cerca de 35 doenças transmissíveis ao homem como leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose. No entanto, para os responsáveis pelo almoxarifado de medicamentos do estado do Acre, tal risco parece ser inexistente nesse período que antecede as eleições”, completa.

Anúncios


A mesma denúncia foi enviada por ele ao gabinete da secretária de Saúde do Acre, Suely Melo.


A reportagem procurou a Secretaria de Saúde, que não confirma com clareza a denúncia, mas diz por meio de nota parecendo admitir o problema que “desde o ano passado, os serviços de manutenção predial começaram a ser realizados na Ceme, que é a Central de Medicamentos. A primeira etapa da obra foi entregue ainda em novembro de 2013. A segunda e última etapa está em andamento e deverá ser concluída em 60 (sessenta) dias”, diz a nota da Sesacre.


ratos_02


Abaixo a nota:


NOTA DE ESCLARECIMENTO


Em relação às denúncias sobre as instalações da Central de Medicamentos (Ceme), em Rio Branco, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) esclarece:


– Desde o ano passado, os serviços de manutenção predial começaram a ser realizados na Ceme. A primeira etapa da obra foi entregue ainda em novembro de 2013. A segunda e última etapa está em andamento e deverá ser concluída em 60 (sessenta) dias;


– Há aproximadamente dois meses, foi iniciado um processo de locação de um prédio para abrigar provisoriamente a Ceme, para que possa ser executada a última etapa da manutenção predial. A mudança para o novo local está prevista para os próximos 10 (dez) dias. E, como citado acima, em até 60 (sessenta) dias, a Ceme estará novamente em seu prédio de origem, com as obras de manutenção predial concluídas.


Colocamo-nos à disposição para quaisquer novos esclarecimentos.


Rio Branco – Acre, 18 de junho de 2014.


Suely Melo
Secretária de Estado de Saúde


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido