Menu

Pesquisar
Close this search box.

Igreja Católica celebra Corpus Christi nesta quinta com missa e procissão na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta quinta-feira, 19, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo. É uma celebração onde é realizada uma procissão pelas vias públicas, missa e adoração ao Santíssimo Sacramento, com o objetivo de estimular, entre os fiéis, o espírito de unidade e fraternidade, por meio do mistério da Eucaristia.


Pela manhã, haverá missa em todas as paróquias e às 17h, acontecerá a missa solene, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, presidida pelo bispo diocesano, Dom Joaquín Pertíñez, em seguida sairá a procissão pelas ruas do centro da cidade.

Anúncios


O significado de Corpus Christi é oriundo do latim e significa “Corpo de Cristo”. Esta solenidade, no Brasil comemorada sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade, tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e em seu Sangue.


Na data existe a tradição de enfeitar as ruas com tapetes que cobrem o trajeto por onde passará a procissão de Corpus Christi. Feitos em tecido tnt, a confecção desses tapetes, de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa, mobiliza grande número de fiéis. Essa procissão do povo de Deus, recorda a busca à Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto, e hoje, é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido