Menu

Pesquisar
Close this search box.

Corte do Tribunal de Justiça do Acre escolhe dois novos desembargadores nesta sexta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Corte de Justiça Acreana defini nesta sexta-feira (21) a escolha de dois novos desembargadores que passarão a integrar o Tribunal de Justiça. A Sessão Extraordinária acontece na sede da instituição, a partir das 9h.


Sete juízes estão aptos a concorrer  as duas vagas, sendo uma delas em substituição ao desembargador Arquilau de Castro Melo, que se aposentou no primeiro semestre de 2013 .


Os candidatos que disputam os dois cargos mais cobiçados do judiciário acreano são Junior Alberto Ribeiro, Olívia Maria Alves Ribeiro, Laudivon de Oliveira Nogueira, Lois Carlos Arruda, Luiz Vitório Camolez, José Augusto Fontes  e Élcio Sabo Mendes Júnior.

Anúncios


Conforme as regras, as vagas serão ocupadas por dois membros da magistratura e terá o “merecimento” como critério de seleção. O processo contou com uma minuciosa avaliação do currículo e desempenho dos concorrentes.


Quesitos como maior número de certificados de aperfeiçoamento para o exercício da magistratura serão levados em consideração. Um dos critérios que mais tende a pesar, contudo, é a produtividade.


Quanto maior o número de sentenças emitidas num período de dois anos, maiores as chances do juiz compor a corte. Nos bastidores, especula-se que a escolha dos novos desembargadores teria como pano de fundo o pleito pela presidência do TJ Acre.


A articulação seria para evitar que a desembargadora Maria Cezarinete chegue na presidência do Tribunal de Justiça. Ela não seria vista com bons olhos pelo chefe do Poder Executivo.


O motivo seria sua atuação no processo da Operação G7 da Polícia Federal – que investigou um suposto esquema de fraude de licitações e desvio de dinheiro público. Membros do primeiro escalão do governo do Acre tiveram prisão decretada.


Na bolsa de apostas os nomes de Junior Alberto Ribeiro e de Laudivon de Oliveira Nogueira são apontados como os favoritos. Mas especialistas da área não descartam a possibilidade de Luiz Camolez  e Élcio Sabo Mendes Júnior virem a ocupar as duas cegas.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido