A prefeitura de Porto Walter encerrou a primeira etapa do mutirão de saúde realizado durante dez dias nas comunidades ao longo do rio Juruá, no município.
A equipe, composta de dois médicos, enfermeiros, além de pessoal de apoio, fez cerca 1,5 mil atendimentos, superando a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde.
Foram atendidas as famílias das comunidades Grajaú, Reforma, Vitória, Foz do Natal e Besouro. Além das consultas, exames, vacinas, orientações e palestras sobre saúde, a equipe distribuiu de graça medicamentos como omeprazol e aritromicina.
“Pela primeira vez a gente faz um atendimento dessa magnitude, com tantos profissionais e medicamentos. A gente vai continuar o nosso trabalho por mais 50 dias. Queremos levar saúde a todos os locais distantes do nosso município. Essa é apenas a primeira etapa de um trabalho que já está dando certo. Vale lembrar que apesar de os profissionais estarem com essa missão, na cidade a gente continua atendendo normalmente, com médico na unidade e profissionais atendendo quem mora na cidade. Graças a Deus, na nossa unidade municipal não falta médico”, garantiu o prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary (PMDB).
A equipe médica continua o mutirão de saúde pela zona rural do município. A meta é atender outras centenas de pessoas em regiões de difícil acesso com mais vacinas, exames, consultas, distribuição de medicamentos, além de orientações em saúde.
Ao final do mutirão, a prefeitura deve emitir um relatório com o número dos atendimentos.