Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pescadores acusam Ibama de ação ilegal no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente da Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul, Elenildo Nascimento, denunciou que o Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fez uma apreensão ilegal. Na última segunda-feira, 2, foram apreendidos 150 quilos de peixe de espécie que não podem ser capturadas nessa época por causa do período de defeso.


“A portaria foi expedita dia 15 de novembro. No dia 26 a superintendência encaminhou o documento e os Correios só nos entregou no dia 03. Como a gente ia saber as espécies proibidas”, diz Elenildo.

Anúncios


Ele diz que pretende acionar o órgão na Justiça Federal. “Muitos (pescadores) passaram por aqui para saber quais os peixes proibidos, mas não tinha nenhum documento especificando”, afirma.


O fiscal do Ibama, Adalberto Dourado, disse que a justificativa não convence pois a portaria é a mesma desde 2007. A portaria nº48 proíbe a pesca de dez espécies diferentes de peixe entre 15 de novembro até 15 de março.


“Esses peixes não podem ser pescados, porque a espécie não se reproduz. É um trabalho ambiental, em prol da fauna. Aquelas pessoas que foram autuadas estavam comercializando no mercado”, comenta.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido