Menu

Pesquisar
Close this search box.

A morte de Orleir

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo, de Cruzeiro do Sul
raymelo.ac@gmail.com


O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) foi um dos amigos que acompanhou os últimos momentos de vida do ex-governador Orleir Cameli, que morreu ontem (8) vítima de câncer, na cidade de Manaus, no Amazonas. Visivelmente abalado, Sales diz que perdeu um conselheiro a quem recorria nos momentos difíceis de sua administração, e o município um dos homens que mais se preocupou com as questões sociais.

Anúncios


“Orleir foi um homem que nasceu nas barrancas do Juruá e veio para cidade jovem. Desde cedo começou a trabalhar muito, cada dia, em sua vida foi de vitórias. Conseguiu ser um dos empresários mais bem sucedidos do Estado. Toda vida gostou muito de política, já que era inconformado com o processo administrativo do Estado e dos municípios. Eu perdi um conselheiro e Cruzeiro do Sul perdeu o pai dos pobres”, declara Vagner Sales.


Segundo o prefeito de Cruzeiro do Sul, o empresário Orleir Cameli não gostava de ver o poder público atendendo mal os pobres. “Seu inconformismo foi tanto, que entrou na vida pública, foi o melhor prefeito da história do município de Cruzeiro do Sul. Com seu trabalho no município chegou ao Governo do Acre. Enfrentou tudo e todos. Muitas pessoas não imaginavam que ele chagaria como governador, já que representava um município do Vale do Juruá, mas ele foi lá e mostrou o valor do cruzeirense”.


vagner_1


O prefeito Vagner Sales destacou que na administração do ex-governador Orleir Cameli, que as BRs 317 e 364 foram de fato construídas. “Sua administração foi de grandes feitos, como a abertura da BR 364 – que foi sua luta incansável, construiu o trecho de Sena Madureira a Rio Branco. Pavimentou a BR 317 entre Brasiléia e Rio Branco, além de deixa a BR 364 trafegável de inverno a verão na região de Cruzeiro do Sul”, destaca.


Para Sales, independente das grandes obras, algumas que muitos governantes não dão valor, foram as obras sociais foram as que Orleir mais considerou importante em sua administração como governador, “que foi levar o atendimento social a centenas de pessoas pobres no município e no Estado. Foi na distribuição do leite, no programa Pão Nosso para as famílias pobres e sacolões para as pessoas que precisavam de alimentos, que ele se realizou como governante. Orleir sempre administrou perto do seu povo”, afirma Vagner Sales.


Emocionado, o gestor municipal disse que “Orleir é insubstituível por ter um estilho próprio. Ele era o Orleir. Ninguém pode tentar imitar o Orleir. Você vê o carinho que o povo tinha por ele. Orleir era capaz de parar o carro ao passar e ver que uma pessoa estava triste. Muitas vezes tirou dinheiro do bolso para solucionar problemas de cidadãos que ele nem conhecia. Ele dava e não tinha medo de ficar pobre. Orleir sabia que Deus iria retribuir muito mais, tudo que ele dava de coração aos necessitados”.


Um exemplo de vida


“Eu aprendi muito com ele. Eu perco um grande amigo. Como gestor e como prefeito de Cruzeiro do Sul, eu recorri ao Orleir para pedir orientação nos momentos difíceis que passei em minha administração. Eu perco um grande esteio. Como Orleir dizia: eu posso ter todo dinheiro do mundo, que ainda escolheria Cruzeiro do Sul para morar. É um homem que não tem nenhum bem fora, tudo que ele tem, plantou aqui, gerando emprego e fazendo a cidade crescer. Perdemos o Barão, o camisa 10, o torcedor do Flamengo que deixa um grande legado e um exemplo de vida”, finaliza Vagner Sales.


Leia mais sobre este assunto:
>>> Orleir Cameli: uma vida de vitórias, glórias e polêmicas
>>> Em seu governo, Orleir acabou com pensão de ex-governadores, mas beneficio foi restabelecido pelo petista Jorge Viana
>>> Blogueiro diz que Orleir parte e o deixa frustrado por não falar sobre seus acusadores que hoje se ajoelham e beijam seus pés
>>> Orleir Cameli deixa o legado da intrepidez, da ousadia e trabalho, diz presidente da OAB/AC
>>> Jornalista Charlene Carvalho conta como conheceu Orleir e de longa amizade com o Barão
>>> Naluh esquece pendengas e diz que “denúncias contra Orleir nunca foram do campo pessoal”
>>> Ex-coordenador de campanha de Orleir diz que ex-governador era simples e falava com o coração
>>>  Beatriz Cameli afirma que pretende continuar trabalho assistencial de Orlei Cameli


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido