Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em Rio Branco, a cada 100 litros de água distribuídos, 60 são desperdiçados, diz Data Brasil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Hoje 22 de março é o dia Mundial da Água, data que serve de conscientização em relação ao desperdício do liquido precioso, que é comum na maioria das cidades. Em Rio Branco, capital do Acre, os números não diferem da capitais da região norte. De acordo com Instituto Data Brasil, a cada 100 litros distribuídos na rede, 60 são perdidos devido a problemas no sistema de distribuição.


A capital do Estado que vende a sustentabilidade para o mundo a fora, desperdiça 60% do que é produzido, e se torna a segunda colocada, entre as capitais do norte, com a pior taxa de desperdício.

Anúncios


Segundo dados do Depasa, a rede de distribuição de água em Rio Branco atualmente abrange 95% da área urbana, mas o liquido só chega em 80% das casas.


Rio Branco só perde em desperdício na região norte para a capital do Estado do Amapá, Macapá, que segundo levantamento do Instituo Data Brasil, tem o índice de 77.2% de desperdício. Em terceiro lugar vem Manaus (AM), com 59, 5%, em quarto Belém (PA) com 58,3%, Boa Vista (RR) com 55,9% e Porto Velho com 47,6%.


De acordo com instituto, todas as capitais da região norte estão fora do que é recomendado pelas as Agência Reguladores que indicam percentual de 30 a 40% de perda.


“As perdas de água a gente caracteriza como própria do sistema. Pelo sistema ser antigo, faz com que nos tenhamos muitos vazamentos, e nós temos vazamentos visíveis, que são aqueles que a gente consegue andar na cidade e eventualmente  eles acontecem, e os invisíveis, que são bem complexos, e somente com materiais e equipamentos específicos poderão serem solucionar o problema”, disse Janderson de Assis, Diretor Executivo de Gestão Técnica Operacional do Depasa, em Rio Branco.


Da redação ac24horas
Rio Branco, Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido