Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em Senador Guiomard, movimento estudantil junta no mesmo “palanque” Petecão, Perpétua e Moisés para pedir transporte universitário

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares – da redação de ac24horas


lucianotavares@ac24horas.com

Anúncios


Dezenas de estudantes universitários de Senador Guiomard trancaram seus cursos ou desistiram de seus estudos depois que os dois ônibus que faziam o transporte até as universidades em Rio Branco foram tirados de circulação pela prefeitura do município.


O transporte coletivo era bancado pela prefeitura, e quando funcionava, ainda que de forma precária, atendia cerca de 150 estudantes. Mas deixou de funcionar há um mês.


Temendo mais desistências, representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União da Juventude Socialista (UJS) recorreram aos parlamentares acreanos.


Eles aproveitaram o 1º Congresso dos Estudantes Universitários do Quinarí, no Centro Paroquial da cidade, neste sábado, para reunir o senador Sérgio Petecão (PSD), os comunistas Moisés Diniz, vice-presidente da Assembleia Legislativa e a deputada federal Perpétua Almeida, os dois do PC do B, assessores parlamentares e vereadores para pedir o transporte escolar.


Primeiro dos parlamentares a falar, o senador Sérgio Petecão sugeriu a destinação de uma de suas emendas a prefeitura para aquisição de um ônibus.


peteca


“A forma que tenho de ajudar é alocando uma emenda para o Município para que a compra de um ônibus. Esse é um assunto importante que deve ser levado a serio até porque se trata de educação”, disse o senador.


Já a deputada federal Perpétua Almeida sugeriu ao senador Petecão, coordenador da bancada federal em Brasília, para que junte os deputados federais e senadores e marque uma audiência com o ministro da educação, Aloysio Mercadante. Porque segundo a deputada, o mesmo problema é enfrentado por universitários de quase todos os municípios do Acre.


“São 500 estudantes com o mesmo problema. Em Rodrigues Alves também há reclamação, o pessoal lá ta se mobilizando, e em Mancio Lima também, apesar de que lá foi mais fácil resolver. Proponho a nossa ida ao ministro Mercadante. Será importante para levarmos a ele esse problema e vermos se há possibilidade de liberar os ônibus escolares do Ministério da Educação, que estão nas prefeituras”, sugere a deputada.


Para Moisés Diniz, os estudantes precisam se mobilizar para reivindicar seus direitos. “Fico feliz quando vejo mobilizações, mas é preciso pressionar. O movimento estudantil precisa se mobilizar, porque são causas justas”, disse Diniz, que também colocou seu mandato à disposição dos universitários.


O vice-presidente da UNE Porto Velho/Rio Branco, Giovanny Kley, se preocupou com a possibilidade de mais estudantes traçarem ou desistirem de seus cursos.


Ao final do debate sobre o assunto, a vice-prefeita do município, professora Branca, após se interrogada pelos alunos, anunciou que uma licitação já foi aberta para a compra de um ônibus, e que o veiculo será adquirido em abril e começa funcionar no mesmo mês.


Vários outros assuntos foram debatidos no encontro, como a criação de uma universidade estadual.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido