Menu

Pesquisar
Close this search box.

Lixão a Céu Aberto

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apenas dois municípios do Acre fazem a destinação correta
de resíduos sólidos, alerta Eduardo Farias


Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com

Anúncios


A situação da destinação dos resíduos sólidos continua sendo feita de forma inadequada em 20 dos 22 municípios do Acre. A informação foi repassada pelo deputado Eduardo Farias (PCdoB), na manhã desta quarta-feira (13), na Aleac.


Segundo o comunista, os lixões a céu aberto continuam sendo usados de forma indiscriminada nas cidades acreanas, apesar do disposto na Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n°12.305, de 02 de agosto de 2010), e ao Plano Estadual de Gestão integrada de Resíduos Sólidos – PEGIRS – quês estabelece o prazo até este mês, para adequação das cidades.


Eduardo Farias propõe que o assunto entre em pauta, antes que o prazo estabelecido para 2013 – acabe e a questão passe a ser tratada como uma exigência jurídica. Apenas Rio Branco e Senador Guiomar estariam fazendo a destinação correta do Lixo. Os resíduos sólidos das duas cidades estão sendo levado a Unidade de Tratamento de Resíduos (Utre).


O deputado propõe que os municípios façam um tipo de consócio para que aterros sanitários que obedeçam à legislação ambiental sejam instalados e administrados pelos municípios. A proposta seria que os municípios do Alto Acre dividam um local adequado para os resíduos sólidos, assim como o Vale do Juruá e Vale do Iaco e Purus.


“Os lixões são um problema sérios de saúde a todas as cidades do Acre. A população sofre com a contaminação do solo e aquíferos, além da proliferação de insetos e roedores. É preciso que o assunto entre no debate, já que representa uma questão de saúde pública”, disse Farias ao afirmar que algumas cidades teriam lixões na zona urbana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido