Menu

Pesquisar
Close this search box.

O “Poder” nas redes sociais

Entre postagens de sua agenda positiva, intervenções administrativas, anúncios de investimentos e até dos momentos de família, o governador Sebastião Viana vai aos poucos implantando um verdadeiro gabinete digital acompanhado por mais de 25 mil internautas

 


 


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com


O governador Sebastião Viana foge as regras… Calma leitores, não se trata de nenhuma denuncia mais grave. Longe do nível de interatividade de deputados federais e senadores – apenas 20% atualizam com frequência seus blogs – o governo do Acre arrumou nas redes sociais, uma maneira de divulgar sua agenda positiva, fazer intervenções administrativas e de sair, muitas vezes, de verdadeira saia justa.

Anúncios


Canal de participação e diálogo entre governo e sociedade?


Embora o perfil de seu facebook seja apresentado como página oficial à ideia não está vinculada a nenhuma secretaria, nem mesmo a Casa Civil ou a de Comunicação Social. O governador não responde a todos os questionamentos feitos por parte dos 25.092 seguidores de suas contas no twitter e facebook, mas vem se apresentando como um exímio internauta.


Sebastião Viana já twittou 9.438 vezes. Dos 12.059 que curtem sua página no face, 1.871 já falaram sobre algum tema postado pelo governador ou atualizaram o bate-papo para bisbilhotar, ajudar as estatísticas que apontam 29 milhões de brasileiros congregando redes sociais.


Se para muitos, encontrar o governo do povo do Acre seja tão difícil, para outros, o gabinete digital tem originado resultado positivo.


A internauta Mara Prado postou as 22h30 de ontem em sua página no facebook, um agradecimento ao governador Sebastião Viana que o ajudou a encaminhar uma denuncia de suposta negligência médica cometida no Hospital das Clinicas contra sua mãe (cujo nome não foi revelado).


Mara conta que dentro do Hospital “um conceituado médico” ao ler um resultado de exame, diagnosticou que sua mãe estava com câncer de estomago.


“Pois senhor governador, minha mãe fez a cirurgia retirou simplesmente três órgãos de seu corpo: estomago, vesícula e parte do esôfago. Felizmente ela não tinha câncer”, informou a internauta.


Ao questionar o governador do porque de sua família nunca ter sido procurada para maiores esclarecimentos do suposto erro médico, em menos de 15 horas, a postagem recebeu mais de 130 curtidas e 67 comentários.


Foi quando Sebastião Viana entrou no bate-papo e marcou pelo facebook uma audiência de Mara Prado com a secretaria de saúde, Suely Melo, orientou a internauta como fazer a denuncia e prometeu ainda, rigorosa apuração dos fatos.


Mas nem todos tem a mesma sorte. Vera Lima postou no facebook do governador perguntando quando até quando a balsa grande de Rodrigues Alves vai ficar esculhambada. A postagem foi feita logo depois que o governador agradeceu à Marinha do Brasil pela medalha do Mérito Tamandaré que lhe foi concedia.


Vera Lima, que é evangélica e moradora do município de Rodrigues Alves, ficou sem resposta.


No Brasil, 59% dos governadores utilizam o facebook e 89% twitter. A perspectiva de democracia digital vem sendo objeto de estudo em várias universidades brasileiras. Como afirma H. Buchstein: “(…) A esperança é que os town meeting eletrônicos e a democracia de apertar botões venham finalmente substituir as velhas instituições da democracia representativa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido