Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governador Sebastião e Viana e outras três personalidades de Rio Branco são condecorados com a comenda “Volta da Empreza

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Como parte das comemorações de 130 anos de Rio Branco, o prefeito Raimundo Angelim realizou nesta sexta-feira, 21, no Cine Teatro Recreio a outorga da Comenda Ordem do Mérito Volta da Empreza, onde são homenageadas quatro  personalidades que, através de suas obras e histórico de vida, contribuíram de maneira marcante para a cidade de Rio Branco: a escritora Robélia Fernandes, o jornalista Elson Martins, o  líder da doutrina do Santo Daime, Mestre Irineu Serra (in memorian) e o governador Tião Viana. O certificado em madeira e o troféu Gameleira foram entregues á viúva de Mestre Irineu, Dona Peregrina Serra, signitária da Igreja do Alto Santo.


O nome da Comenda é  uma referência à primeira denominação dada à cidade de Rio Branco no período de sua transição de seringal a povoado. A Comenda foi instituída através da Lei municipal n° 1706 de junho de 2008, com o objetivo de perpetuar as memórias de nossa trajetória como povo amazônico por meio da homenagem aqueles que se destacaram por suas contribuições para o crescimento do município.

Anúncios


A Comenda Volta da Empreza é constituída de três graus com distintos e Patronos. O grau Fundador, cujo patrono é Neutel Newton Maia, destina-se a reconhecer os que se destacaram por sua significativa contribuição nos campos social, cultural, econômico, humanitário, desportivo, ou outros de notável importância para a cidade, bairro ou comunidade. Quem recebeu  o grau Fundador foi Robélia Fernandes de Souza.


O grau Comandante tem como patrono o Coronel José Plácido de Castro e destina-se a homenagear os que contribuíram, através de atos extraordinários com a comunidade, para a consolidação de Rio Branco regionalmente. Nesse grau, a honraria foi conferida ao jornalista Elson Martins, que fundou o jornal O Varadouro, trincheira da resistência dos trabalhadores e moradores da floresta na década de oitenta.


O grau Chanceler tem como patrono José Maria da Silva Paranhos Junior, o Barão do Rio Branco. Trata-se da mais alta distinção da Ordem, que se destina a homenagear aqueles que tenham reconhecidamente prestado relevantes serviços ao município, ou que, no exercício de sua atividade, tenham destacado o nome do município de Rio Branco nos cenários nacional ou internacional. Portanto, o Mestre Irineu Serra foi  o terceiro homenageado da noite ao receber o grau Chanceler.


Nestes cinco anos de Comenda os homenageados receberam um troféu esculpido em bronze e madeira pela artista plástica Cristina Motta. O troféu simboliza a árvore da Gameleira, marco de fundação da cidade de Rio Branco. Todos os oradores, inclusive o prefeito Raimundo Angelim se emocionaram ao falar sobre a Comenda.  Angelim e a Comenda é uma homenagem ao povo de Rio Branco através das pessoas que de alguma forma contribuem para o desenvolvimento sociocultural da cidade e do Estado. O nome dos agraciados foi definido pelo Conselho Consultivo instituído pela lei que criou a Comenda.


Edmilson Ferreira


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido