Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sistema (GAL) vai padronizar informações das amostras biológicas no LACEN/AC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas


Depois das exigências do Ministério da Saúde, DATASUS, a Secretaria de Estado de Saúde vai implantar o Sistema de Gerenciamento Laboratorial (GAL) para padronizar as informações das amostras biológicas a serem processadas no LACEN/AC. Medida vai permitir a emissão de laudos em tempo real, mas devido gestão, unidades vão ter que se adaptar entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2013.

Anúncios


A portaria foi divulgada no Diário Oficial de hoje (04). O avanço vai proporcionar o gerenciamento das rotinas, acompanhamento das etapas das analises e relatórios epidemiológicos e de produção das redes estaduais de laboratórios de saúde pública. Quem falou por telefone com a reportagem foi a gerente do sistema, Madellynne Soares.


“O sistema antigo era uma espécie de mala direta, demorava muito a partir do diagnóstico para o paciente ter acesso às informações, agora terá mais agilidade com relação ao processo”, comentou Madellynne.


O Gerenciamento Laboratorial (GAL) é o sistema que interliga o Laboratório Central de Saúde Pública do Acre – LACEN/AC às unidades públicas estaduais e municipais, que fizerem a adesão ao sistema e a disponibilidade dos indicadores epidemiológicos às Secretarias Municipais, Estaduais e ao Ministério da Saúde.


A padronização dos dados dos pacientes acontece por meio de ficha de requisição do exame emitida pelo Sistema de Gerenciamento do Ambiente Laboratorial – GAL. Como nem todas as unidades possuem equipamentos ou internet para implantação do novo padrão, as amostram devem ser encaminhadas ao Laboratório Central com preenchimento manuscrito.


O desafio, segundo a gerente do Lacen é que em 2013 todas as unidades, principalmente do interior do Estado, estejam adaptadas para a nova realidade e que o sistema seja unificado junto com módulo nacional.


“Estamos na fase de capacitação e existe uma esforço por parte da secretaria Suely Melo e do governador para viabilizar a internet em todas regiões”, acrescentou Madellynne.


Todas as unidades estaduais de saúde do município de Rio Branco estão obrigadas a fazer adesão ao Sistema GAL, impreterivelmente até 31de dezembro de 2012.O sistema já funciona nas UPA´s, no Hospital de Urgência e Emergência, Hospital da Criança e no Lafron – Laboratório de Fronteira.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido