Conecte-se agora

Senador Anibal Diniz, o “novo” homem forte da República

Publicado

em

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com

O ex-secretário de comunicação nos governos Jorge Viana e Binho Marques e atual senador do Acre, Aníbal Diniz, foi agraciado nesta quarta-feira, 12, pelos seus “bons” serviços prestados ao PT. Diniz foi indicado pela bancada petista, por unanimidade, para ser o 1ª Vice-Presidente do Senado Federal. Um dos postos de comando de maior prestigio do país.

Ele substituirá Marta Suplicy que se licenciará do senado para assumir o Ministério da Cultura, a convite da Presidente Dilma Rousseff.Com o poder nas mãos, Aníbal terá força suficiente de articular e retardar a volta do horário escolhido em um referendo em outubro de 2010.

Em agosto deste ano, o petista protocolou um requerimento que foi aprovado e a Comissão de Ciência e Tecnologia terá que realizar quatro audiências públicas para debater o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados, que restabelece os fusos do Acre e do sudoeste do Amazonas de duas horas de diferença em relação a Brasília.

Sem consultar as populações dos estados do Amazonas e do Pará foi feita a alteração no fuso horário em 2008, com a aprovação da Lei 11.662, de autoria do senador e atualmente governador do Acre Sebastião Viana.

O Acre foi consultado sobre a modificação e no plebiscito, realizado em outubro de 2010, 56,87% dos eleitores acreanos rejeitaram a alteração proposta. Apesar disso, o autor do requerimento disse que devido à polêmica em torno do assunto se faz necessária a realização das audiências.

“Achei por bem ouvir representantes do Acre e do Amazonas para fazer uma apreciação mais ponderada sobre a situação”, explicou Aníbal Diniz.

O objetivo das audiências seria o de dar voz a membros do comércio, da indústria, dos bancos, representantes das emissoras de televisão e dos governos locais para discutir e expor seus pontos de vistas relacionados à mudança no fuso horário.

No mês de Abril, durante o seminário “O Novo Momento de Rio Branco”, evento que visou regimentar o plano de governo do candidato à prefeitura de Rio Branco, Marcus Alexandre, Anibal declarou que iria criar todas as dificuldades para que a votação do fuso horário não fosse respeitada.

“Eu acho que o fuso horário do Acre tem que permanecer como está. Vou usar de todos os artifícios e recursos regimentais disponíveis no Senado, para reverter esta situação”, disse Diniz.

Articulação entre os empresários

O presidente da Federação das Indústrias do Acre, Carlos Sasai entregou nas mãos do senador do Acre um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas de empregados do setor industrial para que o novo horário continue. Os 10 mil nomes levantados por Sasai fazem parte de uma campanha para reforça a permanência do atual horário.

Jorge Viana desistiu de ser vice-presidente

A escolha de Aníbal para a vice-presidência do senado não foi algo que foi pensado desde o principio. Uma articulação do plano nacional com o local foi realizada nos últimos dias Aníbal no poder teria mais força para bater de frente com temas que o senador Jorge Viana não topa de maneira nenhuma de se indispor, como o caso do fuso horário, por exemplo.

Jorge Viana, como o irmão Sebastião Viana, sempre sonhou em ser “o cabeça” do senado, mas sua mania de grandeza teve que ser adiada, pois o inimigo número da família é o presidente da casa, José Sarney, o velho lobo da política que comanda com mãos de ferro a casa mais poderosa do país a anos.

O irmão do governador Sebastião Viana não tem o objetivo de criar nenhum atrito agora com Sarney, pelo menos por enquanto. No senado, Jorge é um político novo e sabe que esse não seria o melhor momento para assumir o posto deixado por Marta Suplicy.

Segundo a revista ISTOÉ, o futuro vice-presidente do Senado tem se destacado pelo empenho com o qual elogia as decisões da família Viana, sua patrocinadora.

Leia também:
>>> Jorge Viana comemora indicação de Aníbal Diniz para vice-presidência do Senado
>>> Petecão vota em Aníbal para vice-presidente do Senado

 

Anúncios

Bombando

Anúncios

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas