Conecte-se agora

Minoru chega em primeiro e Olinda é a última na eleição da UFAC

Publicado

em

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

O resultado da eleição em primeiro turno para Reitor da UFAC teve como vencedor o candidato Minoru Martins Kinpara, que  surpreendeu e venceu com 35,74% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou o ex-Reitor Jonas Pereira, com 25,20%, em terceiro Margarida Lima de Carvalho, com 23,54%, e na quarta colocação a atual reitora, Olinda Assmar, com 15,52%.

Minoru, atropelou os demais candidatos na votação entre os alunos, obtendo 43,54% dos votos válidos nesta categoria. Além disso, obteve também a maior quantidade de votos entre os professores votantes, batendo a favorita, Margarida Lima. A votação obtida por Minoru Kimpara premia a sua persistência, considerando que ele havia sido derrota nas outras vezes em que concorreu ao cargo. Além disso, ele se beneficiou do fato de ser o único, dentre os concorrentes, a nunca ter assumido cargos de direção importantes na UFAC.

O ex-Reitor Jonas Filho foi alavancado para o segundo turno graças à massiva aceitação que teve entre os funcionários, onde obteve 45,65% dos votos. A assessoria do candidato havia feito uma previsão de que a passagem  do ex-Reitor para o segundo turno dependeria apenas do mesmo obter um percentual mínimo de votos (pelo menos 60%) na urna em que votaram os funcionários do campus de Rio Branco, fato que terminou se confirmando.

O segundo turno da eleição para a reitoria da UFAC acontecerá na quarta-feira, dia 29 de agosto, e o candidato com maiores chances de vencer o pleito é Minoru Kimpara, que mostrou ter boa penetração entre alunos, servidores e professores A situação do outro concorrente, o ex-Reitor Jonas Pereira, é mais complicada pois seu suporte eleitoral se resumo aos funcionários. Seu desempenho entre os professores foi desastroso, obtendo menos de 15% dos votos válidos. Na votação entre os estudantes ele obteve cerca de 37% dos votos obtidos pelo candidato mais votado, Minoru Kimpara. Uma possível vitória de Jonas Pereira dependerá de sua capacidade de negociar apoio com os candidatos derrotados, Margarida Lima e Olina Assmar, para melhorar sua penetração eleitoral entre professores e alunos.

Acre

No Acre, torcedora faz simpatia para garantir vitória do Brasil

Publicado

em

Cada um torce como pode pela seleção brasileira de futebol e em copas do mundo as simpatias ficam em alta. Vale tudo para garantir vitórias dentro do campo.

A advogada Janaira Silva repetiu nesta quarta-feira, 24, a simpatia que faz em todas as Copas do Mundo: colocou o nome do adversário do Brasil no congelador.

“É pra esfriar porque eles chegam fervendo. Aí a gente coloca o nome na geladeira , eles ficam frios e perdem. É um hábito meu, da minha filha Camila e da minha companheira e tem dado certo”, cita ela.

Já a dona de casa Maria Sueli de Melo Pereira, 59 anos, apela para a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Em todas as partidas do Brasil põe a imagem da santa ao lado da televisão e reza pela vitória. “Eu torço e rezo à nossa padroeira e a vitória é certa como foi hoje”, conta ela.

Veja o vídeo:

play-rounded-fill
Continuar lendo

Acre

Blogueira acreana faz live e narra gol de ‘Pombo’ no Catar: “um monstro”

Publicado

em

Fazendo parte do time oficial de influenciadores digitais da seleção brasileira nesta Copa do Mundo 2022, a blogueira acreana Jéssica Ingrede alcançou milhares de visualizações em seu Instagram ao fazer transmissão ao vivo do jogo direto da arquibancada, no Catar.

Ela filmou o momento exato em que o jogador Richarlison, o Pombo, fez o segundo gol pelo time em cima da Sérvia. Aos gritos, ela comemorou: “ele é um monstro”.

O Brasil venceu a partida por 2×0 nesta estreia pelo grupo G.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Acre

Transmissão de jogo do Brasil na Concha falha e torcedores vaiam

Publicado

em

Mesmo sob o calor do sol em Rio Branco, diversos acreanos lotaram as arquibancadas da Concha Acústica para assistir a primeira partida do Brasil contra a Sérvia, na Copa do Mundo, mas as expectativas foram baixas, com problemas que ocorreram durante a transmissão.

Por falhas na internet, o jogo foi pausado diversas vezes, com as imagens travadas em mais de um minuto, causando desconforto nos telespectadores, que chegaram a vaiar os momentos.

“Acho que vai ser preciso eu ligar meu roteador para o governo transmitir esse jogo direito”, disse Luísa Santos.

Antes do início do primeiro tempo, o sinal foi reestabelecido. Segundo um dos representantes da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (SEET), houve a sobrecarga de usuários no ponto de WEB do espaço, mas a situação foi resolvida.

Fotos de Sérgio Vale:

Continuar lendo

Acre

Acre registra mais 214 novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira

Publicado

em

O boletim diário da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) desta quinta-feira (24) trouxe mais 214 novos casos confirmados de Covid-19.

Agora, o número de casos confirmados no estado é de 153.350. Nenhum óbito foi notificado, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.029 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 360.113 notificações de contaminação pela doença, sendo que 206.753 casos foram descartados e 10 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).

Pelo menos 150.232 pessoas já receberam alta médica da doença e não há registro de pessoas internadas até o fechamento do atual boletim.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.