Menu

Pesquisar
Close this search box.

PEN será usado como ponte para deputados estaduais infiéis procurarem outros partidos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


O Partido Ecológico Nacional (PEN) será usado como uma ponte para os deputados infiéis procurarem outros partidos. A informação é de uma pessoa ligada ao grupo político do presidente da sigla, deputado Astério Moreira, ex-PRP.

Anúncios


Segundo o militante, os parlamentares estariam usando a brecha na lei, que diz que o mandatário poderá pedir desfiliação para entrar em um novo partido. Os líderes da FPA estariam usando o artifício para garantir a saída dos deputados sem a perda do mandato.


Após assinarem a ficha de filiação no PEN, os deputados contarão com o aval de Astério Moreira, que não colocará empecilhos para que eles procurem uma terceira legenda. O objetivo seria manter a vantagem numérica da base de governo na Aleac.


A articulação teria sido feita pelo governador Sebastião Viana (PT), que intermediou a negociação de Astério Moreira, com a executiva nacional do PEN, para fundação do partido no Estado. A Perspectiva é que a legenda chegue às próximas eleições com dois deputados.


Os governistas querem manter a presidência da Casa. Após a escolha da nova Mesa Diretora, os deputados começariam a definir suas filiações em novos partidos. O temor seria pela articulação em torno do nome do deputado Luis Tchê (PDT), que sonha em dirigir a Aleac.


Os deputados infiéis tentam driblar uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que afirma que a saída de um mandatário só é permitida pela mudança substância do estatuto do partido. A questão de direcionamento político da legenda não seria motivo para pedido de desfiliação.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido