Menu

Pesquisar
Close this search box.

Trabalhadores da Eletroacre e da Eletronorte param a partir desta segunda-feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após mais de 20 anos sem fazer uma greve por tempo indeterminado, os eletricitários vinculados às empresas do Sistema Eletrobras de todo o Brasil entrarão em greve a partir desta segunda, 16 de julho. De acordo com o diretor do Sindicato dos Urbanitários do Acre, Fernando Barbosa, serão mantidos apenas os funcionários de serviços essenciais.


De acordo com ele, em reunião realizada quarta-feira pasada, em Brasília, a direção da Eletrobras não trouxe nada de novo, repetindo que o governo está oferecendo como reajuste salarial apenas 5,1%, que está muito abaixo do que a categoria etá reivindicando que é de 10,73%. “Também nada apresentaram em relação as nossas propostas sobre indenização por perda de massa salarial, melhorias no PCR, com a garantia de verbas para se promover as devidas correções/movimentações salariais, plano de saúde extensivo aos aposentados, à renovação das concessões, dentre outras questões”,  explicou Fernando.

Anúncios


Segundo entendimeno do Comando Nacional dos Eletricitários (CNE), essa postura da direção da Holding mostra a sua submissão ao DEST, Ministério do Planejamento e de Minas e Energia, assim como, a sua incapacidade em se colocar enquanto empresa estratégica para o governo.


“O esgotamento das negociações mostra que o Governo desejou provocar esta greve, pois é inadmissível pensar que a categoria iria aceitar um acordo tão rebaixado, incapaz de trazer o mínimo de dignidade. Temos a certeza que as empresas e o Governo apostaram no enfrentamento e irá “pagar para ver”, afirma nota do CNE. “Este é um ato de irresponsabilidade com toda sociedade. Pois, uma greve por tempo indeterminado no setor elétrico sempre traz problemas, basta verificar o histórico dos movimentos desse porte.


Se o governo aposta no embate, os (a) trabalhadores (as) não vão fugir do enfrentamento, pelo contrário a orientação a todos os sindicatos, companheiros e companheiras é de ir à luta. A paralisação vitoriosa de 72 horas semana passada mostrou que estamos mobilizados e prontos para enfrentar as ameaças, perseguições e o terrorismo da Holding. Não existe outra saída se não à luta pra conquistar um acordo digno, tem que ser na raça e na disposição de cada trabalhador”.


GREVE DIA 16 NO TWITTER


A greve dos eletricitários de todo o Brasil vai utilizar o twiter para dar maior visibilidade junto à sociedade e as redes sociais. O Comendo Nacional dos Eletricitários está convocando a categoria para promover o twittaço com #GreveEletrobras, dia 16 de julho, a partir de 9 horas até atingir o chamado trending topics (o mais visto e retwittado).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido