Menu

Pesquisar
Close this search box.

Energia foi um dos temas debatidos durante Conferência da Unale. Bancada acreana lembra problemas enérgicos sofridos pela população do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca
Com informações da Unale


O governador de Pernambuco, Eduardo Campos disse, em palestra na XVI Conferência Nacional da Unale na manhã desta quinta (31), em Natal, que as agências reguladoras estaduais têm que pressionar a agência nacional, Aneel, para que ela atue com mais rigor na fiscalização do padrão de energia elétrica das distribuidoras privadas. O encontro é presidido pelo deputado acreano, Luiz Tchê [PDT] e conta com a participação da bancada da Assembleia Legislativa do Acre.

Anúncios


Eduardo Campos analisou o tema Energia Renovável e citou exemplos desenvolvidos em seu Estado, como o Hospital Pelópidas Silveira, onde cerca de 15% de toda energia utilizada na unidade será obtida a partir da captação de energia solar e toda água quente utilizada também será aquecida pela luz do sol.


Campos enfatizou que é preciso uma ação conjunta dos Parlamentos Estaduais para capacitar as agências nos Estados. Para ele, as distribuidoras de energia do País têm lucrado muito e servido pouco ao consumidor.


Eduardo Campos, que esteve acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa (PDT), acha que a agenda dos parlamentares deve ter também como meta a redução da tarifa de energia elétrica para casas e fábricas.


Após a realização da palestra, o deputado Major Rocha [PSDB] falou por telefone com a reportagem. Além de parabenizar a iniciativa de Eduardo Campos, o tucano disse que esse debate precisa ser regionalizado. Ele lembrou os problemas enfrentados pela população do Acre com relação à qualidade de energia, e disse “que a Comissão de Legislação Participativa precisa levar à frente, o debate sobre a qualidade de energia e o pagamento de impostos”, lembrou.


A mesma opinião manifestou os deputados Gilberto Diniz [PTdoB] e Antônia Sales [PMDB]. Eles lembraram o apagão sofrido pela população de Sena Madureira e cobraram agilidade na construção do segundo linhão. A deputada Antônia Sales disse que o Acre precisa investir mais em pesquisa para o setor.


Um dos maiores especialista brasileiro na área de energia, o ex-presidente da Petrobras e ex-ministro das Minas e Energia, Shigeaki Ueki, defendeu, nesta quinta-feira (31), durante palestra na XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos (CNLE), a necessidade de uma revisão sobre a exploração do petróleo como fonte principal da matriz energética brasileira.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido