Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ungido por SebasTião Viana, pré-candidato a prefeito de Acrelândia pelo PSDC pode estar inelegível

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


Não será tão fácil assim a entrada do empresário Eudalino Nogueira Santos na tumultuada política do município de Acrelândia, cidade localizada a 101 km da capital. Após a notícia do batismo de sua pré-candidatura pelo governador SebasTião Viana, circulou na zona urbana ontem (11), cópia de uma certidão do Tribunal Superior Eleitoral que comprova a não filiação de Nogueira em nenhum partido político.

Anúncios


O fato movimenta bancas de advogados dos partidos de oposição e divide opiniões de assessores políticos e consultores que trabalham com a alimentação de dados do sistema filiaweb. Na avaliação de Jecy D’ ávila, para estar elegível, Nogueira teria que ter se filiado até o dia 06 de outubro de 2011 e constar na lista enviada pelo PSDC até o dia 14 de outubro do ano passado.


– Aqueles que pretendem concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nessas eleições devem contar com no mínimo um ano de filiação partidária – comentou a executiva.



Contas no sistema do filiaweb do Tribunal Superior Eleitoral, que Nogueira tinha dupla filiação. Ele era filiado até 12 de outubro de 2010 no Partido dos Trabalhadores [PT] e no PSDB. Ambas filiações foram canceladas no dia 04 de janeiro de 2010.


Termina no dia 16 de abril o prazo para o envio das relações de filiados pelos partidos políticos via Internet. Após receber a relação dos filiados, a Corregedoria-Geral Eleitoral inicia o procedimento de identificação das duplicidades de filiação partidária, isto é, daquelas pessoas que estão ligadas a mais de uma legenda, etapa realizada entre os dias 17 e 22 de abril.


A turma do espalhafato em Acrelândia afirma que os partidos estão dispostos a brigar na justiça pela inelegibilidade de Nogueira. Suspeita-se que o dono de um posto de combustível acusado pela viúva do vereador Pinté de pagar propina para o pai do prefeito Carlinhos [PSB], preso por participar do consórcio que assassinou Fernando José Costa, o Pinté, seja o pré-candidato Nogueira, que presta serviços para o executivo municipal desde a fundação de Acrelândia. Nogueira é amigo do ex-prefeito Carlinhos e de seu pai Paulo Cesar.


Embora já tenha apresentado dupla filiação, Nogueira não é de participar ativamente da política em Acrelânda. O sangue novo é tido como um “candidato de gaveta”, estilo Marcus Alexandre em Rio Branco. O deputado estadual Éber Machado, que adotou Acrelândia em seu feudo político é outro apoiador de Nogueira. Apesar de não constar em nenhuma filiação partidária até o momento, há boatos de que a regularização do empresário seja resolvida na 8ª zona eleitoral.


A briga promete, e mostra como será o ano político em Acrelândia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido