Conecte-se agora

Tião Viana e governadores da Amazônia discutem documento que será apresentado na Rio+20

Publicado

em

O governador Tião Viana e mais oito governadores da Amazônia Legal (Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso) participam em Belém do Pará da segunda reunião preparatória para a criação da “Agenda Amazônia”, que será apresentada na Rio + 20.

O objetivo da reunião, com o tema “A construção da agenda amazônica rumo à Rio + 20”, é propiciar o debate entre os governadores da região amazônica sobre os principais temas, compromissos e questões a serem consideradas na construção de uma agenda comum dos Estados. O encontro acontece no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

O governador Tião Viana contribuiu com o debate, defendendo, entre outras coisas, a constituição do Conselho Nacional de Desenvolvimento Sustentável, composto pela presidente Dilma Rousseff, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Relações Exteriores, da Defesa e governadores da Amazônia. Tião disse ainda que os estados têm muito em comum e que precisam discutir o que vão fazer e como vão se unir. “Todos estamos interessados no fortalecimento da Amazônia, e faltam políticas para essa região.”

O governador Tião Viana contribuiu com o debate, defendendo a constituição do Conselho Nacional de Desenvolvimento Sustentável (Cristiano Martins/Agência Pará)

O governador Tião Viana contribuiu com o debate, defendendo a constituição do Conselho Nacional de Desenvolvimento Sustentável (Cristiano Martins/Agência Pará)

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, acompanha o encontro dos governadores que apontará os principais pontos de discussão a serem levados para o “Rio + 20” – encontro mundial que marcará os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) – e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O encontro, em Belém, debate temas como reforma tributária, infraestrutura e questões ambientais, além dos compromissos e questões a serem consideradas na construção de uma agenda comum aos Estados. A terceira e última reunião, que vai selar a proposta a ser apresentada conjuntamente pelos governadores da Amazônia Legal, vai ocorrer em maio, no Estado do Acre.

Propostas – Numa primeira minuta do documento que está sendo discutido em Belém, entre os temas que deverão ser abordados pelos nove governadores da Amazônia Legal, está o reconhecimento dos importantes avanços alcançados desde a Rio 92, com vistas ao desenvolvimento sustentável.

Eles destacam também a Economia Verde como o conjunto de instrumentos econômicos, financeiros e regulatórios para se atingir os objetivos desse desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza, que deve ser priorizada.

No documento, os dirigentes também alertam para a utilização de forma ineficiente e insustentável dos recursos naturais e que os impactos nos ecossistemas e na biodiversidade estão criando situações irreversíveis ou de reversão extremamente custosa.

Entre outras questões, são citadas as mudanças climáticas – hoje uma realidade – e a necessidade do estabelecimento de uma estratégia de crescimento de baixo carbono.

Com informações do Diário Online do Pará, Agência Pará de Notícias e Governo do Mato Grosso

Acre

Jovem é morto ao ter casa invadida e ser sequestrado por criminosos

Publicado

em

Marcelo Santos de Lima, de 20 anos, foi morto a tiros e várias facadas e pauladas na noite dessa segunda-feira, 16, após criminosos invadirem sua residência localizada na rua Sergipe, bairro Chico Paulo I, no município de Senador Guiomard e o sequestrarem.

O corpo de Marcelo foi encontrado na rua Eugênio Paulino, no município. Segundo informações da polícia, a vítima estava dentro da própria residência quando foi surpreendida por cerca de quatro homens que estavam fortemente armados.

Acreditando que o filho tivesse sido executado pelos bandidos, a mãe de Marcelo ligou para a Polícia Militar, que esteve no local indicado e autorizou entrada da guarnição.

Dentro da residência, foram encontradas duas armas caseiras e três cartuchos calibre 28 intactos, além de outros cartuchos já deflagrados, mas a vítima não se encontrava. Minutos depois, a esposa de Marcelo chegou ao local e disse que as armas encontradas são do marido para a defesa do casal, por estarem sofrendo ameaças de morte por parte de uma facção criminosa, acusados de serem x-9.

A mãe e a esposa de Marcelo disseram que foram informadas por vizinhos que os homens saíram com Marcelo sob a mira de armas de fogo para destino incerto. As mulheres e as armas de fogo foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de Senador Guiomard, para a tomada das medidas cabíveis.

Várias guarnições da Polícia Militar estiveram no local, colheram informações sobre os criminoso e conseguiram identificar três dos quatro homens acusados de invadirem e sequestrarem Marcelo. Uma ronda ostensiva foi feita pela região, mas ninguém foi encontrado.

Por volta das 21 horas, uma denúncia anônima levou uma guarnição do 4° Batalhão que fica localizado no município de Senador Guiomard, até a rua Eugênio Paulino, onde encontraram o corpo do jovem Marcelo já caído sem vida, com ferimentos na cabeça provocado por ripas, com marca de várias facadas pelo corpo e com tiros na cabeça.

A área foi isolada para os trabalhos da perícia e o corpo de Marcelo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Rio Branco, para ser realizado os exames cadavéricos. O caso será investigado por agentes da Delegacia de Polícia Civil de Senador Guiomard.

Continuar lendo

Acre

Michelle tem irmã exonerada após sinalizar possível candidatura

Publicado

em

A vereadora Michelle Melo (PDT) divulgou um vídeo onde afirma que colocou seu nome à disposição de seu partido, o PDT, para ser candidata ao governo nas próximas eleições.

A resposta do governo não demorou muito. Na edição do diário oficial desta terça-feira, 17, a irmã de Michelle, Mirla de Oliveira Melo Lima, que era cargo comissionado na Secretaria de Produção e Agronegócio (SEPA) desde 2019 foi exonerada.

O ac24horas conversou com a vereadora que disse que não sabe o que pensa o governo. “Talvez seja retaliação, o PDT ainda não fechou questão e meu nome está à disposição do partido para discussão de majoritário. Não sei lhe dizer o que realmente pensa o governo. Recebi uma ligação de um emissário do governo não tem 20 dias reafirmando o respeito a mim e a minha família, agora acontece isso”, disse Michelle.

A reportagem também conversou com a exonerada Mirla Melo. E a ex-comissionada fez questão de dizer que entrou no governo em 2019, antes de Michelle virar vereadora e que não foi comunicada dos motivos da sua exoneração. “A minha nomeação no governo não tem viés político, já que foi em 2019. Não recebi nenhuma justificativa sobre minha demissão”, afirma a irmão da vereadora.

O ac24horas também procurou o governo, mas até agora não recebeu uma resposta sobre os motivos da demissão de Mirla Melo.

Continuar lendo

Acre

Vanda ratifica pré-candidatura ao Senado e apoio a Petecão

Publicado

em

A deputada federal Vanda Milani (PROS-AC) reuniu a executiva estadual do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) no Acre, pré-candidatos a deputado estadual e apoiadores, para ratificar a sua pré-candidatura ao Senado e pedir apoio para a pré-candidatura do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) ao Palácio Rio Branco. O encontro aconteceu na noite de ontem (16) no Segundo Distrito da capital.

“Temos muito mais a fazer pelo Acre e o Brasil”, disse a deputada em tom emocionado. Após fazer um resumo de sua biografia e da vida pública, a parlamentar explicou sua decisão de fazer dobradinha com o senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

“Eu faço política com honradez, o senador Petecão me convidou para esse desafio e firmamos o compromisso de apresentar a melhor proposta de desenvolvimento do estado, com a cara do Acre e ampla participação popular”, acrescentou.

Vanda recebeu apoio de pré-candidatos de todas as regionais do estado e de Rio Branco. O ex-deputado Raimundinho Correia, um dos pré-candidatos oradores, disse que “a decisão da deputada é a de todos que representam o PROS por um Acre mais justo e com mais oportunidades. Vamos caminhar com Vanda e Petecão”, declarou o ex-deputado.

Na próxima sexta-feira, dia 20, PSD e PROS realizam o primeiro encontro para formulação do Plano de Governo, na Casa Amarela, em Rio Branco. Dia 21, com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab e do presidente nacional do PROS, Marcus Holanda, serão lançadas oficialmente, as pré-candidaturas do senador Sérgio Petecão ao governo do Acre e da deputada federal Vanda Milani ao Senado da República.

“Estou feliz e preparada para essa jornada, na defesa dos sonhos e interesses da gente acreana. Deus sabe do nosso coração, eu confio na sua guia a esse projeto para a caminhada a vitória”, concluiu a deputada.

Continuar lendo

Acre

Jéssica Sales libera R$ 955 mil para produção agrícola de Feijó

Publicado

em

O setor agrícola de Feijó recebeu reforço de R$ 955 mil liberado pela deputada federal Jéssica Sales (MDB) no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O aporte financeiro é proveniente de uma indicação extraemenda da parlamentar ao orçamento de 2019 e já está na conta da prefeitura municipal, para a compra de máquinas e equipamentos agrícolas.

De acordo com o convênio firmado, os equipamentos serão utilizados pelas comunidades rurais na mecanização agrícola e na manutenção dos ramais usados para o escoamento da produção. Serão adquiridos, dois caminhões, um trator com carroceria e um rolo compactador.

Jéssica Sales reafirma a importância de apoiar o setor produtivo considerando, ser essa, a principal atividade que alavanca a economia dos municípios acreanos. Na opinião da deputada, a mecanização agrícola também proporciona um aumento expressivo da produtividade, da eficiência e da qualidade das operações agropecuárias, principalmente onde, até então, esses serviços eram realizados manualmente.

“Investimento para apoio ao pequeno agricultor é um incentivo significativo, além de estimular o aumento da produção, a melhoria das condições de transporte e o acesso para levar os produtos ao consumidor final. Essa é a política de resultados, a marca do meu mandato” complementou.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!