Menu

Pesquisar
Close this search box.

Senador Anibal Diniz comemora aumento de matrículas no ensino superior

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O crescimento em 110% no acesso ao ensino superior na última década, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), foi comemorado pelo senador Anibal Diniz (PT-AC) nesta quarta-feira (9). Para o senador, esses dados mostram o sucesso das políticas públicas educacionais implantadas durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e de ações que garantiram maior acesso a alunos pobres às universidades.


-Temos no resultado desse censo notas promissoras de um futuro mais equilibrado para a educação, mas, também, o alerta pra a necessidade de correção dos atuais gargalos que ainda impedem o pleno acesso da população de jovens ao ensino superior – afirmou.

Anúncios


Citando dados do Inep, o senador informou que, em 2010, havia 6,3 milhões de estudantes matriculados em 29.507 cursos de graduação presenciais e a distância, oferecidos por 2.377 instituições de ensino superior. O parlamentar apontou os fatores positivos que levaram, em sua avaliação, ao “aumento expressivo” nas matrículas:


– Tivemos o crescimento econômico alcançado pelo Brasil nos últimos anos, o que vem provocando uma busca pelo mercado por mão de obra mais especializada; o o somatório das políticas públicas de incentivo à permanência no ensino superior, entre elas o aumento do financiamento aos alunos, com bolsas e subsídios do Fies [Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior] e Prouni [Programa Universidade para Todos] e aumento da oferta de vagas na rede federal, com novos campi e interiorização de universidades já existentes.


Concurso de redação
O parlamentar também comemorou a realização de concurso de redação realizado pelo Senado, para alunos no final do ensino médio, que este ano teve como tema “O Brasil que a gente quer é o Brasil que a gente faz”. Matheus Oliveira Faria, do Colégio Tiradentes, natural de Passos de Minas (MG), obteve a 1ª colocação, seguido de Janaína Santana Vilela, do Colégio Estadual Jandira Bretas Quintan, de Vianópolis (GO), em 2º lugar, e Carlos Vinícius do Carmo Filho, em 3º, do Centro Educacional São Francisco, de São Sebastião, cidade do entorno do DF, conforme anunciou o senador.


Ele também citou o 1º colocado do estado do Acre, Alex William, da Escola Craveiro Costa de Cruzeiro do Sul, que participará, juntamente com os demais premiados, de15 a 19 de novembro, do acompanhamento dos trabalhos legislativos, podendo atuar como parlamentares e apresentar propostas.


A premiação será no dia 16 de novembro às 10h no Senado.


Da Redação / Agência Senado


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido