Representantes do governo do Acre participaram, na tarde da sexta-feira, 6, de uma reunião na Universidade Federal do Acre (Ufac) com integrantes do Programa de Biotecnologia da Universidade de Vladivostok, da Rússia, e da Associação de Produtores de Fertilizantes Orgânicos daquele país.
O encontro teve como foco a possibilidade de cooperação científica e tecnológica, com vistas à instalação, no estado, de uma indústria de biofertilizantes e de um laboratório voltado ao desenvolvimento de fertilizantes orgânicos.

Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
A agenda institucional reuniu secretarias estratégicas do governo estadual, como Planejamento (Seplan), Agricultura (Seagri), Ciência, Tecnologia e Inovação (Seict) e Casa Civil. A associação russa conta com mais de 300 empresas associadas e mantém parcerias com a Academia de Ciências da Rússia e 27 universidades.
Durante a reunião, foi apresentada a proposta de integração entre a comitiva russa, a Ufac e o Parque Tecnológico do Estado, prevendo o uso de mão de obra local, com participação de estudantes e professores da universidade no desenvolvimento de pesquisas e produtos ligados à bioeconomia.

Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
O secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo, destacou a relevância da possível parceria para o desenvolvimento regional.
“Temos que apresentar, dentro das mudanças climáticas, a agricultura como uma das soluções. E a partir do uso de biotecnologias, de bioinsumos, de fertilizantes orgânicos, é que nós teremos essa possibilidade de aliar a agricultura, ao desenvolvimento socioeconômico, com preservação do meio ambiente”, afirmou.
Já o presidente da Câmara de Comércio Brasil–Rússia, Gilberto Ramos, ressaltou o potencial das parcerias discutidas durante o encontro.
“O que representa um salto quântico, pois essa organização presente na reunião trabalha com setor de fármacos, com a cosmetologia, além dos fertilizantes orgânicos e melhoramentos de solo. Estamos aqui para trabalhar, ajudar nosso país e o estado, com as parcerias estabelecidas nessa visita”, disse.
Com informações da Agência de Notícias do Acre


















