O município de Xapuri contará, em breve, com duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) no Rio Acre. A previsão é do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), que acompanha os preparativos para a instalação de uma nova unidade, que terá estrutura metálica.
Na quarta-feira, 14, uma equipe do Saneacre esteve em Xapuri para acompanhar o andamento da obra.
Durante a visita, o presidente da autarquia, José Bestene, se reuniu com o prefeito Maxuel Maia, para alinhar a parceria entre o órgão estadual e a prefeitura, que viabiliza a nova estrutura.
A parceria firmada com a prefeitura inclui a melhoria do ramal de acesso à área onde será instalada a nova estação, facilitando o transporte das peças e equipamentos necessários para a conclusão do projeto.
Com a entrada em operação da nova ETA, a ETA I passará por reformas.
Já a unidade no Igarapé Fura deverá ser desativada. Os bairros hoje atendidos por essa estação passarão a ser abastecidos pela ETA II, considerada “mais moderna e eficiente”, conforme destacou o Saneacre.
Segundo a autarquia, a ETA II terá capacidade para tratar até 30 litros de água por segundo e representa um marco significativo para a melhoria do abastecimento de água na cidade.
A nova estrutura tem como objetivo garantir mais segurança e regularidade no fornecimento de água para a população de Xapuri, especialmente em períodos de maior consumo.