Comitiva composta por membros da Cooperativa Agropecuária do Regional do Alto Acre (Coopeagro), Fernando Lage, Mário Maffi e Lincoln da Silva, e o presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha, realizaram de 01 a 04 de dezembro, visita técnica à Suinco, a maior cooperativa processadora de carne suína do estado de Minas Gerais e referência nacional na tecnologia e processamento de carnes e derivados. A visita visa a aquisição de conhecimentos técnicos e gerenciais na área.
O Sistema OCB trabalha para o fortalecimento das cooperativas agropecuárias no Acre, incentivando o desenvolvimento de iniciativas estratégicas e proporcionando suporte técnico e institucional. Por meio de ações como esta, a OCB tem contribuído para a capacitação de gestores e cooperados, impulsionando a criação de novas oportunidades para o setor no estado.
O diretor Financeiro da Cooperagro, Fernando Lage, reforçou a importância do intercâmbio e da troca de experiências proporcionado pela visita técnica. Segundo ele, a oportunidade de conhecer de perto as práticas da Suinco foi um marco importante para os planos de expansão e fortalecimento do setor no Acre.
“Participamos de uma comitiva institucional que visitou a cooperativa Suinco, com o objetivo de trocar experiências técnicas com essa cooperativa, que é um case de sucesso na região, especialmente na área de suinocultura. Estamos nos preparando para implantar uma Unidade Produtora de Leitões (UPL) na região do Alto Acre, e a viagem foi extremamente produtiva, uma oportunidade muito rica para aprendermos com a capacidade operacional dessa cooperativa”, disse.
Mário Maffi, membro da Cooperagro, enfatizou o papel da OCB na viabilização dessa troca de conhecimentos e como a visita trouxe novas perspectivas para o fortalecimento da cooperativa.
“Nós temos um sonho de implantar uma UPL para a produção de leitões em Epitaciolândia e essa visita proporcionada pela OCB nos deu um norte para o futuro. A visita nos trouxe conhecimentos de novas técnicas e novas maneiras de lidar com o cooperativismo. Só tenho que agradecer em nome da Cooperagro essa parceria”, afirmou.
Além da visita à Suinco, a comitiva também foi recebida no Complexo JK, situado no município de Patos de Minas, Minas Gerais. No local, eles se reuniram com a diretoria da empresa Auma Negócios, que atua em diversas atividades produtivas, como suinocultura, cultivo de milho, soja e café, além da produção de biofertilizantes, entre outras. Durante a visita, os participantes puderam conhecer os processos produtivos da empresa e trocar experiências sobre práticas de gestão eficientes no âmbito do cooperativismo.