Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre faz compartilhamento de sistemas e tecnologias de segurança pública com Mato Grosso

Acre faz compartilhamento de sistemas e tecnologias de segurança pública com Mato Grosso. Foto: Dhárcules Pinheiro/ Sejusp
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para aumentar a troca de experiências entre as forças de segurança pública dos estados, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre fez o compartilhamento dos sistemas e tecnologias de segurança pública com o estado de Mato Grosso. A assinatura do termo aconteceu nesta sexta-feira, 5 em Rio Branco, capital do Acre.


A partir de agora, o Acre faz o compartilhamento dos sistemas e tecnologias de segurança pública com disponibilidade de acesso remoto para os servidores da secretaria de segurança do Mato Grosso. Outros estados já manifestaram interesse, mais termos de adesão devem ser firmados posteriormente.

Anúncios


 


Acre faz o compartilhamento dos sistemas e tecnologias de segurança pública com disponibilidade de acesso remoto. Foto: Dhárcules Pinheiro/ Sejusp

 


O secretário de justiça e segurança pública do Acre, coronel José Américo Gaia, destaca que o objetivo da Secretaria de Segurança Pública é compartilhar essas tecnologias com o maior número de estados possíveis. “Com isso, os servidores das áreas de inteligência dessas secretarias, vão ter acesso às nossas tecnologias. E esse compartilhamento de dados, conhecimentos de inteligência, informações de interesse operacionais, visa intensificar as ações integradas de fiscalização nessas regiões limítrofes entre os estados e também desenvolver ações integradas”, ressaltou.


 


Secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Segurança Pública do Estado de Rondônia também participou da solenidade. O acordo de cooperação entre Acre e Rondônia, foi assinado em setembro de 2023 para fortalecer o combate à criminalidade.


“Os problemas que o nosso estado vizinho Acre tem, Rondônia e Mato Grosso, também tem, o combate à corrupção, ao tráfico de drogas, com os sistemas de integração de inteligência, unindo forças, garantem mais eficácia no combate à criminalidade. Então, isso vai otimizar o trabalho policial, porque o criminoso que comete o crime no Acre comete em Rondônia, comete no Mato Grosso, e muitas vezes é só a rota que é utilizada, então essa integração de inteligência, de sistemas, de força de segurança, com certeza vai otimizar para a gente ter um resultado mais rápido para a nossa sociedade”, disse o coronel Felipe Bernardo Vital, secretário de estado da segurança, defesa e cidadania do estado de Rondônia.


 


Secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, coronel Felipe Bernardo Vital. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de segurança do Estado do Mato Grosso, coronel César Augusto de Camargo Roveri destacou a importância da assinatura desse termo de cooperação. “Isso vai possibilitar que a gente amplie as nossas ações integradas em segurança pública, trocando experiências através do trabalho de inteligência, do trabalho operacional, dos sistemas de tecnologias, dos sistemas inteligentes, inclusive com inteligência artificial, dos monitoramentos de câmeras que nós já temos no Mato Grosso, podemos compartilhar também aqui com o Acre e Rondônia”, disse.


 


Secretário de segurança do estado do Mato Grosso, coronel César Augusto de Camargo Roveri. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido