Menu

Pesquisar
Close this search box.

Servindo cerca de 2 mil refeições diariamente, Fundhacre garante dieta equilibrada para pacientes

Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Dia da Saúde e Nutrição é comemorado neste domingo, 31 de março. A data visa conscientizar a população para a importância de ter hábitos mais saudáveis.


Quando se trata de recuperação e bem-estar durante a hospitalização, a importância de uma alimentação correta não pode ser subestimada. Para pacientes internados, uma dieta equilibrada não é apenas uma questão de nutrição básica, mas desempenha um papel crucial na promoção da cura, fortalecimento do sistema imunológico e na manutenção da saúde.

Anúncios


Por dia, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), prepara mais de 1.700 refeições para pacientes, acompanhantes e plantonistas. Situado na capital Rio Branco, o complexo hospitalar não apenas oferece tratamento médico em várias especialidades, mas também reconhece a importância da nutrição adequada como parte integrante do processo de cura e bem-estar.


Desde o amanhecer até o anoitecer, uma equipe de profissionais atua na cozinha do hospital, composta por cerca de 75 servidores, entre nutricionistas e técnicos, cozinheiros e auxiliares que trabalham no hospital. A equipe não apenas visa fornecer alimentação balanceada, mas também garantir que cada refeição seja saborosa e reconfortante. Para muitos pacientes, especialmente aqueles que estão enfrentando desafios de saúde, essas refeições representam uma fonte vital de nutrição e energia, além de um momento de alívio e cuidado.


“Sabemos que a comida desempenha um papel fundamental no processo de recuperação e no bem-estar, sendo essencial garantir que nossos pratos sejam, além de saudáveis e nutritivos, saborosos”, destaca o nutricionista Thiago Pinheiro, que atualmente é responsável pelo SND do complexo hospitalar.


Além de atender às necessidades dos pacientes internados, a Fundhacre também oferece refeições para acompanhantes e plantonistas. Essas refeições não são apenas uma conveniência, mas uma extensão do compromisso da instituição com a saúde e a satisfação de todos os envolvidos.


“Não tenho o que reclamar das refeições servidas para nós pacientes. É possível notar o cuidado, zelo e carinho que a equipe tem ao preparar cada comida”, afirma a paciente Tainaíssa Santos.


Enquanto o Dia da Saúde e da Nutrição é uma ocasião para destacar a importância da alimentação saudável, na Fundhacre essa é uma prioridade diária. A atual gestão é comprometida em fornecer não apenas tratamento médico, mas também cuidado e nutrição, reconhecendo que uma dieta equilibrada é essencial para a recuperação e a manutenção da saúde a longo prazo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido